fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Banco Central anuncia novo padrão para cheques a partir de outubro


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

O Banco Central anunciou que, a partir do dia 2 de outubro, um novo padrão será adotado para os cheques. A medida tem como objetivo modernizar e dar mais segurança ao uso deste instrumento de pagamento. Entre as principais mudanças, está a transferência de regulação do modelo-padrão dos cheques para as instituições financeiras, o que dificultará a falsificação deste tipo de documento.

Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, assim como já acontece no Pix. Para fazer uso desta opção, basta entrar em contato com o banco.

Apesar do uso de cheques ter diminuído 97% em 27 anos, o BC registrou movimentação de R$ 667 bilhões pela modalidade em 2021; e de R$ 666 bilhões em 2022. Por isso, as mudanças visam garantir mais segurança e eficiência na utilização deste meio de pagamento.

As instituições financeiras terão que comunicar as mudanças no modelo de cheque ao Banco Central com 30 dias de antecedência. O BC, por sua vez, deixará de ser membro permanente do Grupo Consultivo Para Assuntos de Compensação (Grupo Compe), passando a ter papel de observador neste colegiado.

Para mais informações sobre as mudanças, acesse o site do Banco Central. Com a adoção do novo padrão, espera-se que o uso de cheques continue seguro e eficiente no Brasil.