fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • DESKTOP ajustado 27455
  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi

Projeto de cicloturismo é o mais apoiado pela comunidade na Consulta Popular


Por Redação / Agora no Vale Publicado 19/10/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

De 22 a 30 de novembro ocorrerá a votação da Consulta Popular, na qual qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar nas demandas da região

O Vale do Taquari recebeu 37 sugestões de projetos da comunidade regional para a Consulta Popular 2021. As propostas foram enviadas por meio do aplicativo Colab. O prazo para o envio encerrou no dia 12 de outubro e a ideia que recebeu o maior número de “apoio/curtidas” foi o projeto que busca a criação do cicloturismo na região.

A indicação, que contabilizou 62 curtidas, foi feita pelo presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Leandro Arenhardt, e irá compor a cédula de votação deste ano junto com outros dois projetos que começarão a ser discutidos na Assembleia Regional Virtual do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat) marcada para o dia 4 de novembro, às 16h.

Neste encontro, a proposta do cicloturismo e os demais projetos apontados pelos participantes serão debatidos, aperfeiçoados e unificados para que cheguem à cédula melhor desenvolvidos tecnicamente.

O passo seguinte será a realização das Assembleias Regionais Ampliadas junto com o Governo do Estado, previstas para o período entre 10 e 12 de novembro, momento em que será definida a composição da cédula de votação em cada região.

Para encerrar o ciclo, de 22 a 30 de novembro ocorrerá a votação da Consulta Popular, na qual qualquer cidadão maior de 16 anos poderá votar nas demandas da região. Os resultados finais serão divulgados em 2 de dezembro.

O presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), Luciano Moresco, destaca a importante contribuição da comunidade regional na primeira fase da Consulta Popular que, neste ano de forma inédita, foi realizada 100% digital e contou com a participação direta da sociedade no envio de sugestões e no apoio das propostas por meio do Colab. “Foi extremamente relevante a participação dos municípios e das comunidades no início do processo da Consulta Popular. Agora vamos trabalhar, em assembleia, as propostas da região. Será extremamente necessário contarmos com a mobilização regional também na votação final que ocorrerá por meio do aplicativo Colab e do site da Consulta Popular”, afirma.

Na região, as sugestões recebidas contemplaram as áreas da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Assistência Social; Meio Ambiente e Infraestrutura; Cultura; Obras; Esportes; Desenvolvimento Econômico; e Direitos Humanos. Já o Estado totalizou o recebimento de 1.067 sugestões de projetos e teve como destaque, com maior número de sugestões enviadas, as áreas de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural; Turismo; Meio Ambiente e Infraestrutura e Obras.

O Governo prevê para a votação deste ano a destinação de um total de R$ 30 milhões para o Estado, divididos em 28 Coredes. O recurso contemplará projetos de desenvolvimento regionais. No Vale do Taquari, o projeto mais votado receberá R$ 942.857,00.