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Lajeado forma os primeiros quinhentos estudantes prejudicados na pandemia que receberam reforço escolar


Por Redação / Agora no Vale Publicado 25/11/2022
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A primeira turma dos alunos que participaram das aulas de reforço escolar do Laboratório de Alfabetização Alfabeletrando se formou nesta quinta-feira, 24/11. O projeto, criado pela Univates e contratado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Lajeado, teve como foco o processo melhorar a aprendizagem de alunos em fases de alfabetização que foram prejudicados pela pandemia de Covid-19. A Univates conduziu as aulas com uma equipe de professores e monitores.

– O Alfabeletrando permitiu o resgate das aprendizagens, em especial na etapa da alfabetização. Com atendimento diferenciado, as aprendizagens aconteceram.

Estamos muito felizes com o Alfabeletrando e com o trabalho realizado pela Univates neste projeto – disse a secretária municipal da Educação, Adriana Vettorello.

Mais de 500 alunos das escolas da rede municipal de educação participaram das atividades de apoio. As aulas eram oferecidas duas vezes por semana no turno inverso da rede municipal, atendendo alunos do 2º ao 4º ano que fazem parte do ciclo de alfabetização e foram prejudicados pela pandemia. 

EVOLUÇÃO

As amigas Emanuely Luisa Lobo, 11 anos, e Kauane Franciele da Silva de Oliveira, alunas do 4º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nova Viena, se formaram juntas no evento e estavam felizes com as conquistas.

– Eu melhorei na leitura e agora sei mais sobre as letras – disse Emanuely.

– Eu gostei de tudo, foi muito legal, melhorei a leitura. E as professoras foram tipo muito legais, muito amorosas – disse Kauane.

A evolução das crianças também foi percebida em casa. Mãe da aluna do 2º ano da Nova Viena Amanda Goulart Kelm dos Reis Cunha, 7 anos, Fernanda Goulart Kelm contou que foi muito gratificante acompanhar o desenvolvimento da filha durante o programa.

– A Amanda perdeu muitas aulas com a pandemia. Então, o Alfabeletrando foi fundamental para ela. Ela não sabia ler e agora, que está concluindo o projeto, já sabe ler e escrever. Ela pedia pra ir nas aulas, gostava muito das atividades. Não tem explicação o que foi feito, é muito gratificante para nós, pais, acompanhar essa evolução – contou Fernanda.

A professora Angela Diehl, que participou do projeto pela Univates, acompanhou as turmas do 2º ano e disse que o progresso dos alunos foi muito grande.

– A gente conseguiu dar uma atenção especial para as crianças, atendendo cada aluno de forma mais individual.

O município investiu cerca de R$ 1,2 milhão no projeto, que se iniciou no dia 20 de junho de 2022. O projeto terá continuidade no próximo ano.

Fonte e foto: Assessoria de Imprensa