fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Sicredi Agora no Vale 728x90px

Corpo de Bombeiros Militar forma 119 sargentos e 25 tenentes no RS


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/12/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) realizou, nesta sexta-feira, a solenidade de formatura do Curso Básico de Administração Bombeiro Militar (CBA), e do Curso Técnico em Segurança Pública (CTSP). As formações habilitaram 119 militares para 2º sargento e 25 para 1º tenente. A cerimônia ocorreu no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite e do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Com 991 horas-aula, o Curso Superior de Tecnologia em Gerenciamento de Emergências e Defesa Civil (CBA) abordou disciplinas como Sistema de Comando de Incidentes, Administração patrimonial e financeira, Comunicação organizacional, Busca, salvamento e resgate, Tática de controle de incêndio e Análise de Risco. Para concorrer às 120 vagas, sendo 60 pelo critério de antiguidade, e 60 por mérito, através da aplicação de uma prova, 1.072 militares se inscreveram. Para o certame de 1° tenente, a quantidade era de 24 vagas, sendo 12 pelo critério de antiguidade, e 12 por mérito. Para essas vagas, 78 candidatos se propuseram a participar da seleção.

os cursos e a formação, os investimentos que estão sendo feitos pelo governo do Estado vão qualificar ainda mais o trabalho do Corpo de Bombeiros Militar”, projetou.

A Academia de Bombeiro Militar (ABM) do CBMRS realizou em 1° de agosto o exame intelectual do processo seletivo interno para o CBA e CTSP. O anúncio da autorização para abertura das seleções foi feito em maio, pelo vice-governador Ranolfo, quando foram publicadas as promoções de 1.797 servidores da Brigada Militar, do CBMRS, do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Polícia Civil. No total, foram 2.452 vagas nas seleções que permitem o avanço nas carreiras militares da Segurança Pública estadual, valorizando a tropa.

Em sua fala, o governador parabenizou e agradeceu aos formandos pelo compromisso com a missão de salvar e proteger a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós e do tenente Deroci Almeida, bombeiros que perderam a vida no exercício dessa missão durante o incêndio do prédio da Secretaria de Segurança Pública, em julho deste ano.