Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Polícia Civil realiza operação para combater guerra entre facções


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/09/2022
Ouvir: 00:00

A Polícia Civil já cumpriu 23 mandados de busca e apreensão e 32 de prisão na manhã desta quinta-feira, 8, em uma operação para combater guerra do tráfico iniciada entre lideranças de facções de Porto Alegre. Diversas pessoas já foram mortas desde o início do ano por conta das disputas de território da Vila Conceição e parte do bairro Santa Tereza. Entre os ataques a tiros morreram inclusive inocentes.

Entre os alvos, 15 já se encontram recolhidos no sistema prisional. As ações transcorreram em Porto Alegre, Gravataí, Charqueadas, Guaíba e Canoas. A investida é resultado de investigações iniciadas em abril de 2022, na esteira de diversos crimes relacionados à disputa entre grupos de traficantes de entorpecentes que possuem comando sobre áreas centrais da Capital.

A apuração comprovou que a série de homicídios ocorrida no primeiro semestre de 2022 em Porto Alegre, em especial no bairro Santa Tereza, poderia ter sido evitada se as lideranças do crime organizado tivessem concordado na divisão da área territorial do tráfico de drogas e se tivessem quitado suas dívidas entre si.

Apurou-se que a cúpula das principais facções criminosas do Estado possui interligação e mantém constante negociação, intermediando a compra de armas e drogas entre si e, inclusive, fazendo acordos de paz e guerra em determinadas áreas de comunidades distantes e centrais em Porto Alegre.