fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Saiba quando você deve iniciar a higiene bucal do seu bebê, e como deve fazê-la


Por Redação / Agora no Vale Publicado 17/11/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Se eu precisasse elencar as três perguntas mais frequentes na rotina do consultório, essa seria uma delas! No entanto, com o acesso rápido e fácil a internet, muitas famílias “esclarecem” essa dúvida por lá, e nem sempre a informação é a mais adequada. Além disso, para cada bebê e sua individualidade, as instruções podem ser diferentes!

Mas vamos para algumas dicas básicas para você iniciar os cuidados com a saúde bucal do seu bebê:

  1. Não há necessidade de higienizar a boca do bebê que ainda não possui dentes (com fraldinha, gaze ou dedeira de silicone). Evidências científicas comprovam que o leite materno proporciona uma barreira de proteção importante na cavidade bucal do bebê, e que não precisa ou deve ser removida. Sobre criar o hábito de higiene, podemos deixar isso para quando realmente os dentes nascerem.
  2. Escolha uma escova ultra ou extra macia, de cabo comprido, e cabeça compatível com o tamanho da boquinha do seu bebê. Dedeira de silicone serve somente para massagear as gengivas quando houver desconforto pelo nascimento dos dentes, e não para a higiene!
  3. Utilize pasta com flúor desde o primeiro dente. Leia o rótulo da pasta, e procure a informação de que o creme dental possui, ao menos, 1.000 ppm de flúor.
  4. Dica essencial: muito acolhimento e afeto para iniciar essa fase! Trazer o lúdico para os momentos de escovação é extremamente importante para o bebê. Cantar uma música, deixá-lo tocar na escova, brincar de escovar os dentes dos bonecos preferidos dele… Muita paciência e criatividade!
  5. A escovação deve iniciar assim que nascer o primeiro dente, ao menos uma vez ao dia, e de preferência à noite (no horário do banho, por exemplo). Lembrando que essas orientações poderão mudar de acordo com cada bebê e sua rotina, dieta, e vários outros fatores.

Nem sempre seu filho vai estar afim de escovar os dentes, às vezes vai ter um pouquinho de choro, ou irritação. Acolha os sentimentos dele, explique que é algo necessário, e com todo o carinho, faça da mesma forma!

E mais uma vez: primeiro dente, primeiro ano, primeira visita ao odontopediatra! Porque toda a criança merece um odontopediatra para chamar de seu 💗

por Ana Elisa Draghetti
Cirurgiã-dentista e Pós-graduanda em Odontopediatria
(51) 99952-7812 (clique aqui) Instagram: @anaelisa.odontopediatria