fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Como identificar as dificuldades de aprendizagem do seu filho?


Por Redação / Agora no Vale Publicado 23/04/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Identificar as dificuldades de aprendizagem do seu filho pode exigir observação cuidadosa e atenção aos sinais de alerta. Mas o que é uma dificuldade de aprendizagem?

Primeiramente, vai muito além do que tirar notas baixas na escola. Para essas situações mais simples, os pais podem definir uma rotina de estudos e buscar alternativas para motivar os filhos em relação às atividades escolares.

Nas situações em que percebem uma criança com dificuldade de aprendizagem, é preciso ter um olhar atento para oferecer ajuda. Geralmente, quando enfrentam dificuldades para assimilar os conteúdos escolares enfrentam algum tipo de obstáculo cultural, cognitivo ou até mesmo emocional.

A seguir, algumas estratégias para os pais reconhecerem possíveis dificuldades de aprendizagem:

Observe o desempenho acadêmico: Preste atenção ao desempenho do seu filho na escola. Se ele estiver tendo dificuldades consistentes em áreas como leitura, escrita, matemática ou habilidades sociais, pode ser um sinal de problemas de aprendizagem.

Mudanças no comportamento escolar: Fique atento a quaisquer mudanças no comportamento escolar do seu filho, como falta de interesse na escola, frustração ao fazer lição de casa, recusa em ir à escola, reclamações frequentes de dor de cabeça ou de estômago relacionadas à escola, entre outros.

Observe padrões de desenvolvimento: Se você perceber atrasos significativos nos marcos de desenvolvimento, como fala, leitura, escrita, habilidades motoras ou habilidades sociais, isso pode indicar dificuldades de aprendizagem.

Esteja atento a sinais de frustração: Seu filho expressa frustração ou ansiedade em relação à escola ou ao aprendizado? Isso pode ser um sinal de que ele está enfrentando desafios que não consegue superar sozinho.

Considere o histórico familiar: Se há histórico familiar de condições como discalculia, dislexia, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) ou autismo, seu filho pode estar em maior risco, sendo necessário monitorar mais de perto seu desenvolvimento.

Converse com os professores: Os professores podem oferecer insights valiosos sobre o desempenho acadêmico e o comportamento do seu filho na escola. Eles podem observar padrões ou problemas que você pode não ter notado e podem sugerir a necessidade de avaliações adicionais.

Procure realizar avaliações: Se você suspeitar que seu filho tem dificuldades de aprendizagem, considere procurar avaliações de profissionais especializados. Essas avaliações podem ajudar a identificar as necessidades do seu filho e orientar o desenvolvimento de um plano de intervenção adequado.

É importante lembrar que cada criança é única e pode desenvolver habilidades em ritmos diferentes. No entanto, se você estiver preocupado com o progresso acadêmico ou o bem-estar emocional do seu filho, é sempre importante buscar orientação e suporte de profissionais qualificados.

Para obter mais informações e auxílio nesse processo, sinta-se à vontade para entrar em contato comigo. Estou aqui para ajudar!

por Aline Pin Valdameri
Psicopedagoga
51 999045648
Instagram: @alinepinvaldameri

aline-pin-valdarmeri-psicopedagoga