É normal o bebê recém-nascido ter o sono agitado?


Compreender como nossos pequenos dormem não apenas nos ajuda a lidar melhor com seus padrões de sono, mas também nos proporciona mais tranquilidade e confiança nessa fase desafiadora do início da maternidade.
Primeiramente, vamos comparar o sono dos adultos com o dos bebês. Nós, adultos, passamos por ciclos de sono que incluem estágios de sono leve, sono profundo e o famoso sono REM, onde ocorrem os sonhos e os músculos ficam relaxados, então nós não nos mexemos. Em contraste, os bebês recém-nascidos começam seus períodos de sono com um estágio equivalente ao REM (conhecido também como “sono ativo”), onde podem se mexer, resmungar e até chorar sem estar realmente acordados.
É importante perceber que essas movimentações não significam necessariamente que o bebê está despertando. Interferir de forma desnecessária nesse momento pode acabar acordando o bebê que estava dormindo.
Outra diferença fundamental é que os ciclos de sono dos recém-nascidos são mais curtos, durando cerca de 40 a 50 minutos em média, com uma proporção maior de sono REM. Portanto, se o seu bebê parece agitado durante o sono, saiba que isso é perfeitamente normal e faz parte do desenvolvimento natural do sono do bebê.
É importante também entender que, ao contrário dos adultos, os bebês passam mais tempo no sono REM onde há uma facilidade maior em acordar do que quando estão no “sono tranquilo”. Esse último estágio, embora mais profundo, pode representar um risco se o bebê não estiver recebendo oxigênio suficiente. Por isso, o sono ativo, com suas movimentações e despertares mais fáceis, é uma proteção natural para os recém-nascidos.
Assim como nós, os bebês tem uma facilidade maior em despertar durante o sono REM e durante as transições entre os estágios do sono. No entanto, eles fazem essas transições com mais frequência do que os adultos, o que é uma característica normal do sono nessa faixa etária até os 3 meses.
Portanto, ao compreendermos os ciclos e estágios do sono do nosso bebê, podemos adotar uma abordagem mais tranquila e paciente ao lidar com suas noites agitadas. O movimento e os sons durante o sono do seu bebê fazem parte de seu desenvolvimento saudável.
Por Taila Zagonel
Consultora Internacional de Sono Infantil
WhatsApp: 48 99982 7267
Instagram: @tailazagonel.sono

