Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Governo cria linha de crédito especial para empreendedoras vítimas de violência


Por Redação / Agora no Vale Publicado 05/06/2026
Ouvir: 00:00
Blonde woman standing over pink background covering eyes with hands and doing stop gesture with sad and fear expression. embarrassed and negative concept.
Blonde woman standing over pink background covering eyes with hands and doing stop gesture with sad and fear expression. embarrassed and negative concept.

Mulheres que comandam pequenos negócios no setor de turismo e enfrentam situações de violência doméstica ou de gênero passarão a contar com condições especiais de financiamento por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur).

A medida foi anunciada nesta quinta-feira (4) pelo ministro do Turismo e prevê a suspensão temporária das parcelas dos financiamentos por até seis meses, além da ampliação dos prazos de carência e amortização dos contratos.

Segundo o governo federal, o objetivo é reduzir os impactos econômicos da violência sobre as empreendedoras e garantir condições para a continuidade dos negócios. As novas regras também se aplicam a contratos que já estão em fase de pagamento.

Entre as mudanças, o prazo de amortização para investimentos em capital fixo poderá chegar a 246 meses, com carência de até 66 meses. Também foram ampliados os prazos para financiamentos de bens e operações de capital de giro.

Para acessar o benefício, será necessário comprovar a condição de vítima de violência física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial, conforme previsto na Lei Maria da Penha. A comprovação poderá ser feita por meio de documentos oficiais, como medidas protetivas, decisões judiciais ou boletins de ocorrência.

De acordo com o Ministério do Turismo, a iniciativa busca fortalecer a autonomia financeira das mulheres e preservar empregos e atividades econômicas em um setor no qual milhares de empreendedoras atuam em todo o país.