fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Ciclone raro avança para a costa gaúcha


Por Redação / Agora no Vale Publicado 16/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
ciclone16022024f-1080×607

Um incomum ciclone no Atlântico Sul, inicialmente subtropical e chamado Akará, está previsto para adquirir características tropicais ao se aproximar da costa sul do Brasil, segundo a MetSul Meteorologia.

A trajetória retrógrada, de Leste para Oeste, é considerada atípica, e a incerteza persiste quanto à proximidade do sistema à costa. Modelos indicam que o ciclone pode evoluir de subtropical para tropical, trazendo consigo a possibilidade de uma tempestade tropical.

Conforme a Metsul, a trajetória exata permanece incerta, com diferentes modelos oferecendo projeções diversas, exigindo atenção nas próximas análises meteorológicas.

O mais conhecido e ao mesmo tempo destrutivo episódio de um ciclone tropical foi o furacão Catarina do final de março de 2004. Um ciclone que antes foi subtropical e passou a ser tropical, transformando-se em furacão categoria 1 antes de atingir o Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul com prejuízos à época estimados em mais de um bilhão de reais e ao menos dez mortes.