fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Chuva retorna nesta segunda e novo ciclone deve atingir o RS durante a semana


Por Redação / Agora no Vale Publicado 10/07/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Após a chuva acumular mais de 130 milímetros entre a sexta-feira e a madrugada de sábado, o mau tempo retorna com força nesta semana. Conforme a MetSul Meteorologia, a previsão indica condições propícias para fenômenos severos com alto potencial de impacto para a população. Com os rios cheios, há o temor de que a população ribeirinha possa sofrer com transtornos.

São três situações que preocupam neste período de instabilidade entre esta segunda-feira e a quinta: tempestades localmente fortes a severas, chuva excessiva seguida de possibilidade de enchentes e um ciclone extratropical que pode ser de grandes dimensões e intenso com vento muito forte. Este ciclone vai se formar de quarta para quinta-feira, 13, trazendo ventos mais fortes e também ar frio de origem polar.

Nesta segunda-feira, na Região dos Vales, as condições ficam favoráveis para pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser localmente fortes e virem com temporais isolados. A partir de terça a chuva se intensifica, alcançando maior intensidade na quarta-feira. Essa instabilidade permanece até sexta-feira.

Conforme a Metsul, os próximos dias exigem enorme atenção do público para que se mantenha informado das últimas atualizações. Os acumulados somente desta semana devem ficar entre 100 mm e 200 mm em muitas cidades com possibilidade de marcas superiores a 200 mm ou 250 mm em alguns pontos.

A Defesa Civil disponibiliza serviço de alertas via SMS para a população (clique aqui). As temperaturas caem de forma intensa a partir de quinta-feira, com a mínima se aproximando de 0ºC.

Coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz afirma que a equipe vai monitorar como está a vazão do rio, e se precisar será emitido alerta para a população, principalmente se vier a se confirmar os volumes expressivos que estão previstos.

Foto: Agora no Vale

Fonte: Metsul