Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner de publicidade

Alerta indica risco de chuva extrema no Sul do Brasil nos próximos dias


Por Redação / Agora Publicado 28/06/2026
Ouvir: 00:00
729375392_998033476160304_3684272268156461369_n

Uma sequência de dias com chuva intensa deve atingir o Sul do Brasil a partir desta semana, com risco de acumulados elevados, temporais e transtornos em diversas regiões. As projeções dos modelos meteorológicos Europeu (ECMWF), Canadense (CMC) e Americano (GFS) apontam para o primeiro episódio de chuva excessiva sob influência do El Niño.

A previsão indica a atuação de uma frente semiestacionária, combinada com o transporte de ar quente e úmido da Amazônia e perturbações em diferentes níveis da atmosfera. Essa combinação deve manter a instabilidade por vários dias, favorecendo períodos de chuva forte a torrencial.

Os maiores acumulados são esperados entre o norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o sul do Paraná, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 250 milímetros até o dia 5 de julho, conforme a convergência das projeções dos principais modelos meteorológicos.

Além da chuva persistente, há risco de enxurradas, alagamentos, transbordamento de córregos e rios de pequeno e médio porte, principalmente nas áreas mais afetadas. Também existe possibilidade de tempestades isoladas, com rajadas de vento, queda de granizo e intensa atividade elétrica.

As autoridades orientam a população a acompanhar os avisos oficiais dos órgãos de meteorologia e da Defesa Civil, evitando áreas sujeitas a alagamentos e mantendo atenção redobrada durante os períodos de maior instabilidade.

733041212_2461619040972665_8768051692192639629_n