fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Obras de duplicação da BR-386 devem ser retomadas na metade de abril

Reunião na capital gaúcha reuniu lideranças regionais, CCR ViaSul e Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)


Por Redação Publicado 13/03/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

A quarta-feira (13) foi marcada por uma importante reunião na sede da CCR ViaSul em Porto Alegre em se tratando da duplicação da BR-386. No 8º encontro da Comissão Tripartite, que reúne representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da concessionária CCR ViaSul e de usuários das rodovias concedidas, além de líderes regionais, a pauta foi a continuidade das obras e o andamento do contrato de concessão, com demais ajustes e demandas.

reunião CCR viasul – BR-386 2

De concreto a promessa de que as obras sejam retomadas até a metade de abril, tendo como data agendada dia 15. Contudo, não ficou acertada uma data para sua conclusão, ainda mais que a nova empresa terceirizada para tocar a obra ainda não foi contratada.

Debates

A ANTT realiza encontros frequentes com as concessionárias responsáveis por projetos de infraestrutura federais para alinhar as expectativas de entregas de obras previstas em contrato. A pauta BR-386 tem sido motivo de intensos debates e pressões por parte de lideranças. Um documento foi recentemente criado e endereçado ao Ministério dos Transportes, à CCR ViaSul e à ANTT, cobrando posições, ajustes e prioridades na conclusão das obras.

reunião CCR viasul – BR-386

Ajustes

Na agenda de hoje, destacaram-se questões como a revisão do quinquênio de contrato com a CCR ViaSul, notificações do setor técnico da agência sobre a regularização de acessos e demandas do Vale do Taquari apresentadas por municípios como Bom Retiro do Sul, Paverama, Marques de Souza, Estrela, Lajeado e Fazenda Vilanova. Entre estas a revisão que aponta a necessidade de construção de um túnel em Estrela, entre os bairros Pinheiros e Imigrantes, que desafogaria não somente o tráfego na entrada e a saída de Estrela, como também os acessos para outras vias, entre elas a Rota do Sol. Outras demandas não tiveram tempo de serem analisadas.

Nova reunião

Para tanto uma nova reunião foi previamente agendada para o dia 8 de maio, em Estrela, onde outras pautas regionais e demais prioridades que envolvem a duplicação poderão ser explanadas e discutidas com a concessionária e a futura empresa a ser contratada.

A CIC VT, por definição do Conselho de Desenvolvimento, ocupa uma das vagas no grupo. O presidente Ivandro Carlos Rosa enfatizou os avanços do encontro. A região está pressionando pela retomada das obras, conclusão do contrato e maior atenção às discussões de repactuação no quinto ano do acordo. “Nós solicitamos uma reunião extraordinária na região, provavelmente será no dia 8 de maio na E-log, em Estrela. Tivemos a confirmação que no dia 15 de abril devem ser retomadas as obras de duplicação, com uma nova empresa assumindo o projeto, após a rescisão do contrato com a Eurovias.”


Fonte e fotos: CIV VT e / Agora no Vale #agoranovale