fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Famílias atingidas pela enchente em Lajeado iniciam retorno para casa 

Mais de 570 pessoas seguem nos abrigos


Por Redação Publicado 22/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Famílias que estavam abrigadas nos pavilhões do Parque do Imigrante em razão da cheia do Rio Taquari no final de semana iniciaram o retorno para casa. Até o fim da manhã desta quarta-feira (22/11), 12 famílias haviam retornado para seus lares ou para a casa de parentes até que as suas casas estejam em condições de moradia. A chuva mais forte à tarde atrapalhou outros regressos

Moradora da Rua Raimundo Schmidt, no Bairro Hidráulica, Neida Costa da Rosa teve a residência de madeira destruída pela enchente do início de setembro de 2023. Após realizar uma vaquinha para a construção de uma nova casa no mesmo terreno, iniciou a obra, que estava perto de ficar concluída quando foi atingida pela enchente de novembro.

“Ainda bem que não destruiu nada desta vez. Só a base do contrapiso da cozinha terá que ser refeita “, conta Neida, que é ajudada pelo irmão na construção da nova casa de alvenaria. Além dela e do irmão, retornam para a casa de parentes seu filho, a nora e seu filho. 

Enquanto isso, aqueles que permanecem nos abrigos seguem recebendo atendimento nos abrigos do Parque do Imigrante e do Bairro Conservas. Com relação à limpeza, equipes da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosur) trabalham nas áreas atingidas retirando lama e entulhos das ruas. Até o momento foram retiradas 200 cargas de entulhos das ruas. 

Em caso de dúvidas, contate a Defesa Civil do município pelo 3982-1150.

Principais informações desta quarta-feira, 22/11:

* Pessoas em abrigos do município

  • Parque do Imigrante – 439 pessoas
  • Conservas (ginásio e igreja) – 85 pessoas

– Doações:

  • Itens de uso/higiene pessoal, roupas de cama e toalhas de banho são necessárias. Interessados devem contatar a Secretaria de Desenvolvimento Social pelo (51) 3982-1282 para encaminhar a doação.

– Retirada de doações:

  • Roupas: Centro de Referência Vestir&Ser (Rua Borges de Medeiros, 550, no Centro de Lajeado) já iniciou a distribuição de roupas para os atingidos, funcionando das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Os atingidos pela cheia devem agendar um horário pelo telefone (51) 3982-1091. São atendidas sete pessoas por hora para escolha de roupas.
  • Materiais de limpeza, água e alimentos (cesta básica): as entregas são feitas conforme necessidade dos atingidos na Secretaria de Desenvolvimento Social (SMDS), na Avenida Benjamin Constant, 428.
  • Móveis/Eletrodomésticos, colchões e roupas de cama: são direcionadas de acordo com a disponibilidade e solicitação.

Reabrem nesta quinta-feira a Farmácia-Escola e Medicamentos do Estado

A Farmácia Escola e a Medicamentos do Estado, que já vinham funcionando no mesmo endereço desde a enchente de setembro, reabrirão nesta quinta-feira à tarde para o atendimento. O local foi novamente atingido pela cheia, mas como os materiais foram retirados antes de a água chegar ao local, não houve perdas, apenas a necessidade de limpar o local.

  • Farmácia Escola e Medicamentos do Estado
  • Endereço:  Rua Júlio de Castilhos, 229, sala 01
  • Telefone: (51) 3982-1113
  • Horário de atendimento; de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 12h30 às 16h30. Nesta quinta-feira o atendimento começa à tarde.
  • _____________________________

Fonte e fotos: AI Lajeado