fbpx

20 de agosto de 2022

A única equipe gaúcha a participar das olimpíadas de Cartografia do Brasil é de Lajeado


Por Redação Publicado 04/02/2022

Entre os dias 07 e 11 de fevereiro de 2022 o IFSul Câmpus Lajeado e o Estado do Rio Grande do Sul estarão representados na 3ª Etapa da IV Olimpíada Brasileira de Cartografia (OBRAC), a ser realizada no Câmpus Niterói da Universidade Federal Fluminense (UFF). A Equipe do IFSul Lajeado alcançou a 4ª colocação em nível nacional na OBRAC, sendo convidada a participar da 3º Etapa por ter obtido a melhor pontuação geral (Nota 99) na atividade prática referente à 2ª Fase da 2ª Etapa, que consistiu na produção de uma coletânea de mapas expressando a evolução temporal do Bairro Olarias de Lajeado entre 1990 e 2020.

Coordenada pelo Professor Me. Eduardo Carissimi (Geografia), a equipe conta com as(os) seguintes estudantes: Carolina Kipper Tag (3º Ano ADM T), Maria Eduarda Ferreira (3º Ano ADM M), Jonathan Franck de Souza (3º Ano ADM M) e Jeferson Scheibler (4º Ano AUTIN M).

Além da equipe do IFSul Lajeado, participarão da atividade presencial no Rio de Janeiro quatro representantes mineiras: CEFET-MG Câmpus Divinópolis, CEFET-MG Câmpus Nova Suíça, Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Barbacena-MG e Escola Sesi Barreiro – Belo Horizonte-MG.

Entre as atividades realizadas destaque para a visita ao Navio Escola da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha, curso de aerolevantamento com Drones, Competição de Corrida de Orientação, Palestra sobre o Atlas dos Viajantes do Brasil, visita ao Planetário, ao Câmpus da UFF e a cerimônia de premiação.

O que é cartografia

A cartografia é a área do conhecimento que se preocupa em estudar, analisar e produzir mA cartografia pode ser definida como a ciência e a arte dedicadas à confecção e ao estudo de mapas e outros produtos cartográficos, como plantas, croquis e cartas. Os primeiros mapas produzidos pela humanidade possuem milhares de anos, tendo suas técnicas de produção se aperfeiçoado com o tempo. No período atual, as imagens de satélites, os softwares e equipamentos de geoprocessamento e os instrumentos como o GPS são importantes aliados da cartografia.