EUA propõem tarifa de 25% sobre produtos brasileiros por “práticas comerciais irrazoáveis”

O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) propôs a aplicação de uma tarifa de 25% sobre produtos importados do Brasil após concluir uma investigação que apontou práticas consideradas “irrazoáveis” e prejudiciais ao comércio norte-americano, como a utilização do PIX.
A apuração foi aberta em julho de 2025 por determinação do presidente Donald Trump, com base na Seção 301 da Lei de Comércio de 1974. O relatório final afirma que há divergências entre os governos dos Estados Unidos e do Brasil em áreas como comércio digital, propriedade intelectual, combate à corrupção, acesso ao mercado de etanol e combate ao desmatamento ilegal.
Apesar da proposta, diversos produtos brasileiros poderão ficar isentos da nova tarifa, entre eles aeronaves e peças aeronáuticas, fertilizantes, medicamentos, produtos químicos, terras raras, além de alguns alimentos e commodities agrícolas.
Antes de uma decisão definitiva, o governo americano abrirá consulta pública e realizará uma audiência em 6 de julho. O prazo legal para a definição das medidas termina em 15 de julho de 2026.
A decisão ocorre em meio às negociações entre os governos de Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump para evitar novas barreiras comerciais. Segundo autoridades envolvidas nas tratativas, ainda não houve avanços suficientes para encerrar as discussões.







