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19 de agosto de 2022

Golpes do falso cartão do INSS fazem vítimas na região

Aposentados passam dados pessoais para estelionatários sob falsa promessa de benefícios


Por Reportagem Publicado 05/08/2022

Aposentados estão recebendo ligações de falsos benefícios e acabam caindo em golpe com a utilização de dados pessoais. A ação dos estelionatários está cada vez mais recorrente, e as formas de agir são semelhantes.

Nessa quinta-feira, uma moradora do Bairro Moinhos, de Lajeado, registrou ocorrência na Delegacia de Polícia Civil, informando que sofreu um golpe do “cartão de benefícios do INSS. Ela conta que recebeu uma mensagem por WhatsApp de alguém que se dizia funcionário do INSS e que a vítima poderia solicitar um cartão de benefícios do INSS, com descontos.

Diante solicitação do estelionatário, a vítima passou seus dados pessoais para receber o suposto cartão. Dias após, recebeu uma ligação de um banco, que informava que ela havia feito um empréstimo. Os estelionatários, no caso, utilizaram os dados da vítima para contrair um empréstimo consignado no INSS. Ela foi orientada e entrar em contato com o banco e informar sobre a ocorrência policial.

Outros golpes

Diversos outros golpes são aplicados. Em um deles, uma pessoa que diz ser do INSS e está oferecendo o “Cartão novo de vida” (cartão novo do INSS). Em alguns casos esta pessoa possui informações do beneficiário, mas pede segundo um dos relatos, que o aposentado envie foto do RG e CPF para confirmação e assim receberá o suposto cartão, que segundo o golpista – este novo cartão oferecido pelo INSS serve para a prova de vida além de possibilitar que o aposentado faça pagamentos e tenha acesso a empréstimos.

Há casos que a pessoa passa um número de protocolo e ainda fornece um 0800 para que o aposentado possa ligar. Conseguindo as informações, os criminosos efetuam diversas compras e empréstimos através do cartão da vítima, que geralmente só saberá da fraude, quando acontecer o desconto no salário no final do mês ou receber a fatura do cartão.

O Ministério do Trabalho e da Previdência afirma que a Previdência “não entra em contato com seus segurados por meio desse tipo de correspondência” e que “todas as revisões de benefícios realizadas pela Previdência não precisam de nenhum pagamento”.

Orientações importantes do INSS:

– O INSS não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone; – Todos os serviços do INSS são gratuitos; – Não utilize intermediários para entrar em contato como INSS; – Em hipótese alguma, deposite qualquer quantia para ter direito a algum benefício previdenciário. – Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135 ou acesse o Meu INSS, o portal de serviços do INSS na Internet, disponível também na forma de aplicativo para celulares; – Não forneça os seus dados pessoais para terceiros, já que estes dados podem ser utilizados para fins ilícitos; – Em caso de golpes, registre imediatamente um boletim de ocorrência na Polícia Civil e comunique o fato à Ouvidoria do INSS, pelo telefone 135.