fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

“Meu INSS” é atualizado e permite prova de vida pelo site; veja como fazer


Por Redação / Agora no Vale Publicado 30/06/2021
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

A plataforma Meu INSS foi atualizada, e agora os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem fazer a prova de vida por biometria pela internet. Deste fevereiro, parte dos beneficiários poria realizar a prova de vida pelo aplicativo Meu INSS. Com a atualização, o site também tem a função. 

Para isso, é necessário ter a biometria facial cadastrada nos bancos de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Departamentos de Trânsito (Detrans), pelo Título de Eleitor ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Anteriormente, era preciso ligar para a Central de Atendimento 135 para confirmar o recebimento da carta de concessão. Agora, uma seção do site permite a confirmação.

O procedimento, inicialmente suspenso pela pandemia da covid-19, é essencial para manter os salários na conta. Cerca de 36 milhões de beneficiários devem realizar a prova de vida anualmente para continuar a receber seus benefícios, segundo o Governo Federal. Assim que a etapa é concluída, o acesso ao valor é desbloqueado. 

Veja como fazer a prova de vida pelo celular

  1. Faça o download do aplicativo Meu INSS e, em seguida, o login; 
  2. Uma mensagem avisando que chegou a hora de realizar a prova de vida deve aparecer, com um botão nomeado “Instale o Meu gov.br”; 
  3. Clique em “Autorizações”, selecione a pendência e clique em “Autorizar”; 
  4. Para tirar a foto, o aplicativo pedirá para utilizar a câmera do celular para tirar fotos e fazer vídeos. Escolha “Permitir”; 
  5. O sistema também solicitará uma informação do documento que está no cadastro do governo, como a data de emissão da CNH digital. Informe; 
  6. Em seguida, posicione o rosto no centro do círculo na tela do celular. O sistema solicitará que o usuário faça alguns movimentos; 
  7. Uma barra azul indicará quantos segundos faltam para a conclusão dos movimentos e, em seguida, a prova de vida será concluída. 

CALENDÁRIO DA PROVA DE VIDA DO INSS

Aposentados e pensionistas devem ficar atentos. O calendário da prova de vida do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) foi atualizado e, nesta semana, com a chegada do mês de julho, um novo grupo passará a ser obrigado a renovar seus cadastros no INSS. O procedimento, inicialmente suspenso pela pandemia da covid-19, é essencial para manter os salários na conta.

O novo cronograma terá como critério o mês de aniversário da pessoa segurada. Veja a sua data: 

  • Aniversário em março e abril/2020 – Nova prova de vida em junho/2021 
  • Maio e junho/2020 – Nova prova de vida em julho/2021 
  • Julho e agosto/2020 – Nova prova de vida em agosto/2021 
  • Setembro e outubro/2020 – Nova prova de vida em setembro/2021 
  • Novembro e dezembro/2020 – Nova prova de vida em outubro/2021 
  • Janeiro e fevereiro/2021 – Nova prova de vida em novembro/2021 
  • Março e abril/2021 – Nova prova de vida: dezembro/2021