fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Santa Clara do Sul recebe projeto de educação ambiental com apoio de Ibama e Exército


Por Redação / Agora no Vale Publicado 28/06/2024
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
ibama-exercito-santaclaradosul-agoranovale (1)

Representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), do Exército Brasileiro e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estiveram em Santa Clara do Sul na manhã desta sexta-feira, dia 28, para alinhar a implementação de um projeto de educação ambiental no município.

Trabalho semelhante deve ser realizado em outras cidades da região que foram afetadas pelos recentes eventos climáticos. A iniciativa busca promover uma ação em Santa Clara do Sul dentro do mês de julho prevendo o plantio de árvores nas encostas dos morros onde aconteceram deslizamentos e outras atividades de conscientização ambiental.

A escolha por Santa Clara se deu a partir do trabalho desenvolvido em maio no município por geólogos da UFGRS no intuito de identificar áreas de risco de desmoronamento e buscar a prevenção de novos casos.

Neste sentido, o município assinou esta semana o contrato com a empresa que será responsável por elaborar o estudo preventivo do Arroio Saraquá no perímetro urbano da cidade. A partir do levantamento, o município terá um diagnóstico sobre a comportabilidade das águas pluviais em períodos de chuva expressiva.

Da mesma forma, o estudo permitirá o mapeamento de melhorias no arroio, a viabilidade da diminuição de fatores de riscos sociais, estudo da impermeabilização do solo, prevenção de erosão em áreas de baixa e alta declividade e definição de possíveis movimentações de massa (deslizamentos/desmoronamentos de terra).

ibama-exercito-santaclaradosul-agoranovale-2