Tragédia da barragem de Mariana: governo e mineradoras assinam acordo de R$ 132 bi

O desastre de 2015 deixou 19 mortos, três desaparecidos e impactou 49 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo.
O governo federal assinou um acordo nesta sexta-feira (25) para o pagamento de R$ 132 bilhões em indenizações pelas empresas responsáveis pela tragédia de Mariana, ocorrida em 2015. O rompimento da Barragem do Fundão, operada pela Samarco, controlada pela Vale e BHP Billiton, sofreu destruição e prejuízos em grande escala.
Do total do acordo, R$ 100 bilhões representam novos recursos a serem pagos em até 20 anos e destinados a projetos de recuperação. As empresas também devem destinar R$ 32 bilhões para indenizações e ações reparatórias, além dos R$ 38 bilhões já desembolsados pela Fundação Renova, que serão extintos, com a Samarco assumindo as obrigações.
O desastre de 2015 deixou 19 mortos, três desaparecidos e impactou 49 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo. Aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos atingiram a Bacia do Rio Doce até o litoral capixaba. A nova repactuação inclui obrigações ambientais, saúde coletiva e apoio econômico para comunidades indígenas e tradicionais.
O acordo será homologado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para evitar futuras judicializações, enquanto uma ação paralela em Londres busca a responsabilização da BHP Billiton por cerca de 620 mil vítimas. As parcelas do acordo brasileiro, iniciadas com R$ 5 bilhões, serão pagas até 2043, com destinos para saúde, saneamento, infraestrutura e reassentamento dos afetados.






