Pesca de tainha por arrasto de praia é suspensa após cota atingir 90% do limite

O Ministério da Pesca e Aquicultura determinou a suspensão da pesca de tainha na modalidade de arrasto de praia em todo o país a partir deste domingo (7). A decisão foi tomada após a atividade atingir 90% da cota máxima autorizada para a temporada de 2026.
Segundo o governo federal, a medida tem caráter preventivo e busca evitar que o volume de captura ultrapasse o limite estabelecido de 8.168 toneladas, definido em conjunto pelos ministérios da Pesca e do Meio Ambiente.
As embarcações que ainda estão em atividade terão até 24 horas para desembarcar o pescado já capturado. Após esse prazo, os pescadores poderão retomar apenas a pesca de outras espécies permitidas.
O monitoramento da temporada é realizado por meio de um painel nacional que reúne informações repassadas obrigatoriamente pelas empresas pesqueiras sobre a quantidade de peixe retirada do mar.
A suspensão ocorre em meio aos esforços para garantir a sustentabilidade dos estoques de tainha e preservar a reprodução da espécie, uma das mais importantes para a pesca no litoral brasileiro.





