Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Marcas misteriosas reaparecem em plantação de Ipuaçu, SC


Por Redação / Agora Publicado 15/10/2024
Ouvir: 00:00
agroglifos

Nesta segunda-feira, 14 , a cidade de Ipuaçu, no interior de Santa Catarina, voltou a ser cenário de um fenômeno intrigante: um agroglifo — marca misteriosa em uma plantação de trigo — foi avistado após dois anos sem aparições. Conhecida como a “capital nacional dos agroglifos”, Ipuaçu registrou sua primeira marca desse tipo em 2008 e se tornou referência no Brasil para casos relacionados ao fenômeno. No site da prefeitura do município inclusive ha diversas referencias e histórias sobre o assunto.

Mistério e suposições

De acordo com ufólogos, o agroglifo que surgiu recentemente apresenta características que indicam sua autenticidade. O ufólogo Luiz Prestes Júnior comentou em entrevista ao portal Nd+ que as plantas no local não estão amassadas de forma irregular e o desenho está perfeitamente alinhado, o que reforça a hipótese de que o agroglifo poderia ter sido feito por uma força além da humana, possivelmente alienígena.

Pelas primeiras imagens, demonstra ser um agroglifo verdadeiro“, afirmou Prestes Júnior, que acompanha casos do gênero há anos. Além disso, não foram relatados ruídos ou movimentações incomuns na noite anterior à descoberta, o que adiciona um tom de mistério ao ocorrido.

O que são agroglifos?

Agroglifos são marcas grandes e complexas que aparecem em plantações, formadas pelo achatamento de culturas agrícolas, como o trigo. Embora muitos associem os agroglifos a fenômenos extraterrestres, há uma divisão entre estudiosos e cientistas sobre a origem dessas marcas. O termo ficou mundialmente famoso na década de 1980, quando surgiram diversos desenhos em campos de trigo na Escócia e Inglaterra.

Em Ipuaçu, o fenômeno é recorrente desde 2008, tornando a cidade um ponto de interesse para ufólogos e curiosos. A última aparição registrada foi em 2022, o que torna a recente descoberta um evento marcante para a região.

Conheça demais relatos

2008

Foi na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados há 25 metros do asfalto no dia 09 de novembro de 2008. Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade. Uns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrario de outros que pensaram ser brincadeira de crianças. Esse fenômeno já transformou o turismo na cidade, pois cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.

Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas. Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

2009

No dia 29 de outubro de 2009 Ipuaçu volta a ser noticia em cenário nacional com o aparecimento de mais agroglifos. Dessa vez o desenho apareceu em forma de seta também em uma plantação de trigo. A figura tinha 44 metros de comprimento, da base à ponta.

2010

Em novembro de 2010 círculos foram encontras em lavouras de Ipuaçu. Dessa vez não se deu muita importância. Mas moradores acreditam que a experiência é a mesma de anos anteriores.

2011

Novos círculos apareceram nas plantações de trigo esse ano em Ipuaçu. Oito círculos foram vistos no dia 06 de novembro de 2011 em uma propriedade há 3 km do centro da cidade. Dessa vez, alem de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos têm de 1,5m até 24m.

Com todas essas visitações que não se sabe de onde vem, Ipuaçu vem se destacando internacionalmente. Várias redes de TVs, rádios, jornais e meios eletrônicos divulgaram o município como sendo a cidade escolhida pelos ETs.  

O trigo já foi colhido. As marcas desfeitas. Agora basta aguardar o próximo ano e agendar a sua visita para ver os novos agroglifos de 2012.