fbpx

Saiba o que fazer no Sítio Família Favaretto em Sério


Por Redação Publicado 28/09/2021 Atualizado em 05/10/2021 às 17:10

O Sítio Família Favaretto, localizado em Linha Paredão, no interior de Sério, é uma área de 10,5 hectares que proporciona uma verdadeira experiência rural. O local atrai grupos familiares que buscam a tranquilidade do interior, o sabor dos alimentos coloniais, ar puro e ainda o contato com animais. Ele é o nosso destino de hoje do AGORA por AI.

Levamos uma hora de carro entre Lajeado até o destino, e apenas parte do caminho entre o centro do município de Sério até o sítio é de estrada de terra. Durante o trajeto é preciso maneirar na velocidade, visto que essa região de Serra apresenta bastantes curvas e relevos acentuados.

Joseli José e Rosane Favaretto contam que o projeto foi se desenvolvendo aos poucos, até se tornar um local procurado por famílias de diversos pontos do estado. O sítio começou a receber grupos por agendamento e atende com café da colônia ou almoço, sempre com aquele gostinho especial que parte do fogão à lenha. Primeiro as atrações da culinária típica italiana e alemã se concentravam sob uma imensa árvore que se avizinha da casa da família. Depois foi construído um local específico para atender os turistas.

Roteiro repleto de atrativos

Diversos atrativos mantêm os turistas ocupados, como passeio de trator, pesque-pague e o tour pela propriedade. Logo no início da caminhada, em um trajeto embelezado por diferentes tipos de flores, os visitantes se deparam com a horta que alimenta a mesa do sítio. Frutas de época como pitaia, pêssegos e cítricos, entre outros, e o destaque do parreiral, chamam a atenção logo adiante. O cliente pode colher direto dos pés para depois pesar e levar para casa. Além da uva, que mantém a tradição da família de origem italiana, a pitaia é um dos produtos mais apreciados pelos visitantes. Isso porque é uma novidade trazida pelos agricultores há quatro anos.

As mudas vieram de Santa Catarina, e rendem bastante produção em três períodos do ano. Durante o passeio, os proprietários ainda fazem questão de dar dicas sobre o cultivo das plantas, como a poda dos pessegueiros e o maneja da pitaia.

Outro ponto alto da caminhada, especialmente para os jovens, e o contato com as ovelhas da propriedade. Com um chamado inusitado para que mora na cidade, Favaretto atrai os animais dóceis, e as crianças podem fazer carinho neles.  

Hospedagem

Para a hospedagem, a família trabalha em parceria com o Recanto dos Lagos (foto abaixo), propriedade vizinha que oferece também oferece excelentes atrativos. Em breve, mostraremos também o local. Acompanhe o nosso portal e nossas redes sociais.

SAIBA MAIS

  • DESTINO: Sítio Família Favaretto
  • CIDADE: Linha Paredão, interior de Sério-RS
  • KM DE LAJEADO: 45 km/sem pedágios
  • KM DE PORTO ALEGRE: 156 km/Vem pela BR-386 e depois ingressa em Conventos, alcançando a ERS-421 (dois pedágios)
  • Atendimento por agendamento de grupos
  • O QUE OFERECE: contemplação da natureza, café da colônia, almoço, hospedagem (em parceria com propriedade vizinha), contato com animais, pesque e pague, colha e pague.
  • QUEM PODE PARTICIPAR: qualquer pessoa
  • PÚBLICO: turismo rural

VEJA VÍDEO COMPLETO DESTE DESTINO

Quer ver como foi nossa aventura nesse local lindo? Assista nosso vídeo. Aproveita e já segue nosso canal no Youtube para ver todos os nossos destinos. Todas as terças-feiras tem novo destino.

Patrocinadores

Este projeto conta com o apoio de empresas que valorizam o turismo e os negócios locais. Esse projeto tem a finalidade de potenciar nossa gente. Sicredi integração RS/MG e Bebidas Fruki são parceiras na nossa jornada e estarão conosco em todos os destinos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 78762795_2189568534477916_8758963549625122816_n-1024x1024.jpg

Veja mais episódio do AGORA POR AI. Toda semana um novo destino para você conhecer (clique aqui)

Quer receber as principais notícias do Agora No Vale no seu WhatsApp?
Clique aqui e faça parte do nosso grupo!