Noite de risco no estado e região: frente fria pode trazer temporais severos, granizo e elevação dos rios

O Rio Grande do Sul permanece em alerta para uma nova rodada de temporais severos. O alerta é da MetSul Meteorologia. O período entre o fim da tarde e a noite desta terça-feira (28), avançando pela madrugada de quarta-feira (29), é considerado o de maior risco, com possibilidade de chuva intensa, granizo, vendavais e novos danos em diversas regiões.
Segundo a MetSul Meteorologia, a aproximação de uma frente fria e a intensificação de um centro de baixa pressão devem organizar ainda mais as instabilidades sobre o Estado. Há previsão de tempestades fortes, com risco de alagamentos, enxurradas e rajadas de vento intensas. Na Metade Norte gaúcha, também não está descartada a ocorrência de tornados.
No Vale do Taquari, a situação exige atenção. Entre o final da tarde e a noite desta terça-feira, as instabilidades tendem a se intensificar com a aproximação da frente fria, favorecendo chuva mais persistente e intensa em parte da região. Como as áreas de instabilidade podem se deslocar sobre diferentes municípios e atingir repetidamente alguns pontos, os acumulados podem apresentar grande variação, com possibilidade de volumes elevados de chuva.
O alerta é para risco de alagamentos, enxurradas, elevação rápida de arroios, pequenos cursos d’água e dos rios da região, podendo causar transtornos à população.
Rio Taquari segue em elevação, mas abaixo da cota de inundação
O monitoramento do Rio Taquari, na estação de Arroio do Meio/Lajeado, indica nível de 13,8 metros às 11h desta terça-feira (28). O rio está em condição normal, porém apresenta elevação de 6,2 centímetros por hora.
A cota de inundação no ponto monitorado é de 19 metros. Nas últimas horas, foram registrados 62 milímetros de chuva na região, com previsão de mais 31,2 milímetros ao longo desta terça-feira.
Na quarta-feira (29), a frente fria mantém o tempo instável no Vale do Taquari, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade, principalmente entre a madrugada e a manhã. Ainda há possibilidade de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. A previsão indica acumulados de até 50 milímetros.
A partir da tarde de quarta, a instabilidade perde força gradualmente com o deslocamento da frente fria e o avanço de uma área de alta pressão. Na quinta-feira (30), o tempo tende a ficar mais estável, com temperaturas entre 15°C e 21°C.







