Esperado aeroporto no Litoral será transferido de cidade após acordo com governo do RS

O Governo do Rio Grande do Sul aprovou uma negociação que prevê a transferência do Aeroporto de Capão da Canoa para o município de Maquiné, no Litoral Norte. A mudança faz parte de um acordo de permuta entre o Estado e uma empresa do setor imobiliário, que ficará responsável pela construção da nova estrutura.
O projeto também contempla a instalação do novo Centro de Formação Aeropolicial da Brigada Militar (CFAer).
Novo aeroporto terá estrutura moderna
O futuro aeródromo será construído às margens da RS-407 e contará com pista asfaltada, substituindo a atual pista de grama.
O complexo incluirá ainda hangar, heliponto, áreas de estacionamento, alojamentos, salas administrativas, auditório, refeitório, lavanderia, depósitos e espaço para simuladores de voo.
O investimento previsto pela construtora é de aproximadamente R$ 21 milhões.
Troca de áreas foi aprovada pelo Estado
Pelo acordo, o Estado repassará o terreno onde funciona atualmente o aeroporto, em Capão da Canoa, além de parte de um imóvel localizado no bairro Boa Vista, em Porto Alegre.
Em contrapartida, receberá a área onde será implantado o novo complexo em Maquiné.
Segundo o governo, a transferência do terreno atual só ocorrerá após a conclusão e entrega definitiva das novas instalações.
Obras dependem de autorização da Anac
A construção deverá durar cerca de 18 meses, mas o início das obras ainda depende da autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com a Brigada Militar, a nova localização oferece melhores condições para operações aéreas e treinamento de pilotos, incluindo exercícios de pouso na água, além de reduzir riscos operacionais registrados na atual área do aeroporto.






