Leite defende concessões como único caminho para destravar infraestrutura e competitividade do RS

Investimentos previstos ultrapassam R$ 12 bilhões e incluem duplicações, novas rodovias e melhorias ao longo de 30 anos
O governador Eduardo Leite apresentou nesta quarta-feira (21) o programa de concessões de rodovias do Rio Grande do Sul durante fórum promovido pelo Setcergs e pela Federasul, em Porto Alegre, e deixou clara a ideia central de sua proposta: sem concessões, o Estado não conseguirá modernizar a infraestrutura viária nem reduzir o custo logístico que trava a competitividade da economia gaúcha.
Diante de representantes do setor produtivo e de logística, Leite afirmou que o modelo de concessões é hoje a única alternativa viável para ampliar investimentos em estradas. Segundo ele, a experiência histórica comprova os limites da capacidade do Estado de executar obras com recursos próprios. “Em 40 anos, o Estado conseguiu duplicar apenas 49 quilômetros. Com as concessões, podemos chegar a 600 quilômetros em apenas 10 anos”, destacou.
O programa prevê mais de R$ 12 bilhões em investimentos privados nos blocos 1 e 2 de rodovias, com contratos de até 30 anos. Entre as melhorias estão duplicações, implantação de terceiras faixas, novas rodovias, qualificação da sinalização, monitoramento e atendimento 24 horas. A expectativa do governo é que as obras resultem em mais segurança viária, redução de acidentes e estímulo ao desenvolvimento econômico, com maior eficiência no escoamento da produção.
Leite também reforçou que o governo mantém abertura ao diálogo para ajustes no modelo, como a revisão de pontos sensíveis — a exemplo da localização de pórticos e do valor das tarifas. No entanto, foi enfático ao afirmar que adiar ou abandonar as concessões não é uma opção. “O Rio Grande do Sul precisa dessa infraestrutura para reduzir o custo logístico, dar mais competitividade à nossa economia e garantir circulação segura à população”, afirmou.
Atualmente, o Bloco 1 do programa passa por avaliação técnica do BNDES após consulta pública. Já o Bloco 2, que abrange rodovias do Vale do Taquari e da região Norte, tem leilão previsto para o dia 13 de março.






