fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Teutônia inicia avaliação odontológica de crianças em escolas e encaminha quem necessita de atendimento


Por Redação / Agora no Vale Publicado 02/05/2022
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Na semana passada, dia 28, a Administração Municipal de Teutônia, através das Secretaria de Educação e Saúde, deram início ao Projeto Saúde Bucal, desenvolvido com as turmas de ensino fundamental do município de Teutônia, que prevê a avaliação odontológica dos estudantes no ambiente escolar, bem como, o encaminhamento das crianças que necessitam de tratamento para o atendimento na Atenção Básica.

Este projeto integra as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), que objetiva a promoção e atenção à saúde das crianças e jovens da rede pública de ensino, através de ações estratégicas planejadas e desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho Intersetorial, que envolve as equipes de profissionais especializados das secretarias de saúde e educação.

O grupo, criado no início do ano de 2021, atua com a finalidade de aproximar as duas secretarias para o desenvolvimento de ações conjuntas, que visam promover a saúde no ambiente escolar. Em 2021 foram realizadas iniciativas de prevenção à COVID-19, assim como, o Programa Crescer Saudável, que visa, dentro do PSE, promover ações de alimentação saudável, incentivo à atividade física e realização da avaliação antropométrica dos alunos. Além disso, o município aderiu ao Programa “Farmácia vai à escola”, cuja participação rendeu premiações, em âmbito estadual, a dois estudantes da EMEF Dom Pedro I, que participaram do concurso artístico, promovido pelo Estado, com o tema “Uso Racional de Medicamentos”.

Atualmente, o PSE atende 22 escolas no município e prevê, para 2022, manter o foco nas ações iniciadas em 2021, desenvolvendo novas iniciativas e estratégias. Além do projeto de saúde bucal, iniciado nesta segunda-feira, está em andamento a 2ª edição do “Farmácia vai à escola” e o trabalho de educação para a prevenção e combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.