fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Reunião técnica discute licença de operação da Certel na Usina Hidrelétrica e monitoramento do Rio Taquari


Por Redação / Agora no Vale Publicado 19/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Nesta sexta-feira, dia 19, uma importante reunião técnica foi realizada na Promotoria de Justiça de Lajeado, convocada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), com o objetivo de debater ajustes relacionados à licença de operação da Certel na Usina Hidrelétrica, bem como o monitoramento e fiscalização do Rio Taquari neste trecho. A iniciativa visa garantir a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.

O encontro contou com a presença de autoridades e representantes de diversos órgãos e entidades, incluindo o secretário Estadual do Meio Ambiente, o presidente da Fepam, prefeitos de Estrela, Lajeado, Bom Retiro e Cruzeiro do Sul, além da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), entre outros setores técnicos relevantes.

Dentre os assuntos abordados durante a reunião, destacam-se as seguintes medidas a serem implementadas: o plantio de mudas, a instalação de placas de sinalização de advertência nas margens, indicando áreas de preservação, e o georeferenciamento integral das áreas ribeirinhas, conforme solicitado pelo promotor responsável pelo caso. Além disso, foi discutida a necessidade de melhor equipamento técnico por parte das prefeituras, sendo sugerida a aquisição de pelo menos cinco drones, barcos e jetskis para intensificar a vigilância na região.

Para fortalecer a preservação do Rio Taquari, os municípios foram instados a criar equipes técnicas especializadas, capazes de contribuir de forma efetiva para a conservação do rio e a promoção de ações de fiscalização e monitoramento. Essa iniciativa busca garantir a sustentabilidade do ecossistema local e a qualidade de vida das comunidades que dependem desses recursos.

No contexto desse debate sobre a licença de operação da Certel na Usina Hidrelétrica, destaca-se que, em agosto de 2022, a cooperativa investirá R$ 250 milhões na construção da maior hidrelétrica do Vale do Taquari, na Barragem Eclusa, localizada em Bom Retiro do Sul. Essa usina terá capacidade para abastecer aproximadamente 100 mil pessoas com energia elétrica, representando um avanço significativo no setor energético da região.

A reunião técnica na Promotoria de Justiça de Lajeado reforça o compromisso das autoridades e instituições envolvidas em preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade na região do Rio Taquari. Com medidas concretas e parcerias estratégicas, espera-se que o monitoramento e a fiscalização sejam intensificados, contribuindo para a preservação desse importante recurso hídrico e o equilíbrio ambiental a longo prazo.