fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Previsão de chuva excessiva no Norte do RS traz risco de enchente para a Região dos Vales, aponta Metsul


Por Redação / Agora no Vale Publicado 14/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Foto Agora no Vale

A MetSul Meteorologia adverte para uma nova rodada de chuva forte a intensa com alto risco de temporais nesta terça-feira no Rio Grande do Sul, enquanto o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta vermelho. A instabilidade, contudo, deve se dar mais ao Norte. Com a chuva dessa segunda-feira, o Rio Taquari já entrou em cota de atenção. Em Estrela, a marca chegou a 6,40 metros às 6h45min desta terça.

Grande parte do Rio Grande do Sul escapa da forte instabilidade no Sul do Brasil nesta terça, e a instabilidade continua até o sábado. A chuva ocorre mais em cidades perto da divisa com Santa Catarina, no Noroeste, Norte e o Nordeste do estado. Chove muito, assim, em pontos do Médio e do Alto Uruguai, do Norte do Planalto Médio, e o Norte dos Campos de Cima da Serra.

No Vale do Taquari, instabilidades seguem atuando sobre o território gaúcho. Com isso, o dia começa com muitas nuvens, mas conforme instabilidades avançam e ocorrem pancadas de chuva durante o dia. Há risco de chuva ocasionalmente forte e de temporais localizados.

A persistência da chuva por vários dias e com altos volumes trará inundações e muito provavelmente cheias de vários rios com enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As bacias de maior risco são aquelas que cortam o Noroeste, o Norte, o Centro e o Nordeste do estado, o que inclui as bacias que cortam os vales (Taquari, Caí, Sinos e Paranhana) assim como o Jacuí e o Uruguai, além de rios menores.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado. Gilmar Queiroz, o solo bastante encharcado é um fator que aumenta a possibilidade de transtornos caso chova nesta terça a mesma quantidade verificada na segunda-feira. “Teremos que seguir monitorando”.

Outra preocupação é que este episódio de chuva excessiva vai ocorrer no momento em que ocorre o plantio da safra de verão, que está em um estágio crítico por estarmos já em novembro. Tantos dias seguidos de chuva e volumes tão altos devem trazer sérios problemas para o campo. Lavouras, inclusive, podem ficar debaixo d´água em diversos municípios.

Foto: Arquivo