fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Prefeitura de Lajeado entrega primeira certificação Sisbi-POA para empresa do município


Por Redação / Agora no Vale Publicado 26/05/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

A Prefeitura de Lajeado, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag), realizou a entrega do primeiro certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), que faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), para a empresa LM Comércio de Carnes e Derivados – Six Dry Aged, instalada no bairro Floresta.

O selo é concedido pelo SIM, e a entrega do certificado aos proprietários foi realizada pelo titular da Sedetag, André Bücker, pela coordenadora do SIM, Paula Kern, e pelo veterinário do SIM, André de Oliveira.

A empresa já possui Inspeção Municipal desde setembro de 2020 e, com o Sisbi-POA, pode ampliar seu mercado consumidor para o todo o território brasileiro. A empresa produz produtos como carnes bovinas resfriadas e congeladas e em breve fará a comercialização do Dry Aged, um produto de carne maturada com sabor e maciez característicos.

O prefeito, Marcelo Caumo, e o titular da Sedetag, André Bücker, visitaram a empresa na tarde desta quinta-feira, 25/05, para conhecer o primeiro empreendimento a receber o Sisbi-POA.

– Essa certificação é essencial para que estabelecimentos locais, que trabalham com produtos de origem animal, tenham a oportunidade de expandir seu mercado para a comercializar seu produto em todo país. Mas também para atrair empresas para investir em Lajeado, como é o caso desta primeira empresa certificada – explica André Bücker, titular da Sedetag.

O proprietário Leandro Araújo, que possui loja em Porto Alegre com os sócios Marcelo Paulino e Eduardo Fischer, explica que procurou Lajeado para instalar a empresa de carnes e derivados por conta de o município possuir o reconhecimento do Sisbi-POA, podendo revender o produto não só para o consumidor final, mas também para outros empreendimentos. 

– Com a certificação, abrimos novas possibilidades de mercado, e esse trabalho foi fundamental para investirmos na cidade – destaca Araújo.

Sisbi-POA

Lajeado obteve o reconhecimento de equivalência junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) em dezembro de 2022. O reconhecimento foi publicado no Diário Oficial da União em 26 de dezembro de 2022, por meio da Portaria SDA nº 726.

O Sisbi possibilita a equivalência do serviço de inspeção do município com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário. Além disso, permite que os estabelecimentos de produtos de origem animal cadastrados e fiscalizados pelo SIM ampliem a comercialização de seus produtos em todo o país, ampliando mercados e gerando receita para o município.

O Sisbi-POA faz parte do Suasa e busca padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.