fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Defesa Civil Estadual realiza 7ª edição do Capacitar em Lajeado


Por Redação / Agora no Vale Publicado 19/11/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Rodrigo Dutra explicou sobre o SEGIRD, que dará mais agilidade às respostas da Defesa Civil Estadual durante eventos adversos

A Defesa Civil Estadual realiza em Lajeado, nesta segunda-feira (18/11), no salão de eventos da Prefeitura de Lajeado, a 7ª edição do Capacitar, que tem como objetivo preparar os agentes municipais para desenvolverem ações diante das adversidades meteorológicas. De caráter técnico, o evento contou com a participação dos coordenadores de Defesa Civil da 8ª região (CREPDEC 8), que abrange 62 municípios. Projetos da Defesa Civil Estadual, legislação, prestação de contas, nova sistemática do uso do cartão corporativo da Defesa Civil, gerenciamento da bacia hidrográfica e apresentação de projetos desenvolvidos pelos coordenadores de Proteção e Defesa Civil pautaram o encontro.

Presente no evento, o subchefe da Defesa Civil estadual, tenente coronel Rodrigo Dutra, explicou sobre a atualização do Sistema Estadual de Gestão Integrada de Riscos e Desastres (SEGIRD), que integrará diversos sistemas já existentes, como de ocorrências, controle de estoques, planos de contingência, entre outros ligados à Defesa Civil Estadual. O aplicativo poderá ser “baixado” por qualquer pessoa, sendo que os coordenadores de Defesa Civil dos municípios deverão, ainda, alimentar o sistema com informações, inclusive, quando ocorrerem adversidades como enchentes, temporais, etc.

“Nossa meta é colocar em operação a atualização do SEGIRD no início de 2020, o que permitirá à Defesa Civil Estadual efetuar uma resposta mais eficiente aos eventos adversos que ocorrerem no RS”, adianta Dutra. Ele explica que pedidos de materiais como lonas, cestas básicas, telhas, que hoje ocorre por meio de um requerimento, que precisa ser digitalizado e depois enviado por e-mail, poderá ser feito por meio do aplicativo do SEGIRD. “A quantidade, o local onde deve ser entregue, quem será o resposnável pelo recebimento, o tempo de envio dos materiais, tudo constará nessa ferramenta”, salienta Dutra.

O subchefe da Defesa Civil no RS diz, ainda, que o SEGIRD permite uma comunicação mais eficaz, exigindo menos cobertura de rede de dados para que as informações sejam atualizadas dentro do aplicativo. Contudo, os coordenadores de Defesa Civil de todo estado receberão treinamento para que saibam operar o aplicativo.

Texto e foto: Rafael Scheeren Grün