fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Farrapas e Tropilhanas conquistam 1º Lugar em Danças Populares Brasileiras durante festival


Por Redação / Agora no Vale Publicado 20/08/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

No cenário cultural de Lajeado, um grupo de mulheres vem se destacando por sua dedicação à tradição gaúcha por meio da dança. As integrantes do grupo “Farrapas e Tropilhanas”, do CTG Tropilha Farrapa”, representando a cidade de Lajeado, brilharam ao conquistar o 1º lugar na categoria de danças populares brasileiras na 17ª edição do Festival de Dança de Santo Ângelo neste fim de semana.

O festival reúne participantes de diversos locais do RS, além de Santa Catarina e Paraná, promovendo um intercâmbio cultural e artístico enriquecedor. Fundado em 2014, o grupo Farrapas e Tropilhanas nasceu da aspiração de mulheres empoderadas que almejavam promover a cultura gaúcha através da dança. O grupo é composto por bailarinas que anteriormente desempenhavam papéis coadjuvantes na vida campeira.

Atualmente, o grupo é composto por talentosas dançarinas, cujas idades variam entre 23 e 49 anos, e que compartilham a paixão pelas tradições culturais gaúchas. As apresentações do grupo envolvem dança, canto e declamação, destacando a força e beleza da mulher gaúcha e celebrando suas histórias. O repertório musical é baseado em músicas gaúchas tradicionais, e o grupo se esforça para manter viva a essência do folclore da cultura gaúcha.

O sucesso do grupo é evidenciado pelo seu histórico, com mais de 40 mulheres tendo passado por suas fileiras desde sua fundação. A dedicação das integrantes se reflete nos ensaios e preparativos para as apresentações, demonstrando o compromisso em compartilhar e preservar a cultura do Rio Grande do Sul. Além das participantes de Lajeado, o grupo também atrai integrantes de cidades vizinhas como Estrela, Cruzeiro do Sul e Arroio do Meio.

A conquista do 1º lugar no Festival de Dança de Santo Ângelo é um reconhecimento merecido para o esforço e dedicação deste grupo em promover a cultura e tradição gaúcha por meio da arte da dança.