fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Google fecha novas parcerias e remunera mais de 150 organizações jornalísticas pela  curadoria de conteúdo no Brasil


Por Redação / Agora no Vale Publicado 05/04/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

O Google Destaques, programa que remunera veículos de notícias para selecionarem seus conteúdos em painéis exclusivos dentro do Google Notícias, atingiu a marca de 150 organizações parceiras no país, entre elas o Agora no Vale de Lajeado. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer veículos jornalísticos brasileiros, em especial os pequenos e médios, e conectar pessoas com diversas fontes de informações e perspectivas confiáveis.

Presente em mais de 20 estados, de todas as regiões do Brasil, o Destaques é um programa global fruto de uma aliança de longa data entre o Google e produtores de conteúdo jornalístico. Já são mais de 20 países que remuneram veículos pela curadoria e licenciamento de notícias apuradas, com contexto local e fontes confiáveis, para serem exibidas nos painéis do Google Notícias e no Discover. Globalmente, são mais de duas mil organizações de notícias que assinaram acordos para ingressar no programa. 

“É gratificante ver o avanço deste produto no Brasil. Em dois anos de existência, essa parceria fortalece, cada vez mais, o relacionamento dos veículos com seus leitores, além de representar mais uma fonte de receita, o que contribui para a sustentabilidade e independência dos negócios jornalísticos”, afirma Andrea Fornes, head de Parcerias de Produtos de Notícias do Google no Brasil. 

O projeto também potencializa a relevância de veículos regionais, que hoje representam 90% dos parceiros do Google Destaques no mundo todo. 

“É uma iniciativa importantíssima para o jornalismo online e também para dar ainda mais credibilidade ao mercado de notícias profissional”, destaca a diretora do portal de notícias Agora no Vale de Lajeado, Carine Krüger, que também é presidente da Associação de Portais de Notícias Independentes do Rio Grande do Sul (APNI). “Diversos portais de notícias estão tendo essa oportunidade no RS e assim conseguem mostrar notoridade em suas atividades e ainda auxiliar no desenvolvimento das empresas.”

“Fortalecer a cobertura jornalística local é um desafio do setor para combater os desertos de notícias. Por isso, ficamos satisfeitos ao ver o produto avançando pelas diversas regiões do país e, assim, garantindo o acesso dos brasileiros à informação de qualidade”, afirma Fornes.

Como funciona o Google Destaques

O Google Destaques é acessível por meio da página do Google Notícias e do Discover. O Google Notícias está disponível pelo desktop (basta acessar o site news.google.com.br) e por meio de aplicativo, disponível para Android e iOS. Já o Discover pode ser acessado no aplicativo do Google também para Android e iOS.  

No Google Destaques, as organizações jornalísticas parceiras produzem painéis com notícias selecionadas por suas equipes. Cada painel pode ser personalizado com a marca e cores de preferência do veículo. Há também a opção de “seguir” uma publicação, desse modo o leitor passa a acompanhar seus sites favoritos ou novos veículos que acabaram de descobrir sempre que abrirem o Google Notícias. 

Leia mais informações em nosso blog, conheça o Google Destaques e siga os veículos para estar sempre atualizado.