fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora no Vale 728x90px

Demissão em massa: 500 funcionários desligados devido à queda nas vendas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 26/11/2023 Atualizado 27/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

A Vence Tudo, renomada indústria gaúcha de implementos para máquinas agrícolas, anunciou o desligamento de 500 funcionários de sua fábrica em Ibirubá, no noroeste do Rio Grande do Sul. Este número representa uma redução superior a 25% do total de trabalhadores, que até então somava cerca de 1,8 mil empregados. A informação é da jornalista Giane Guerra.

Declaração do Sindicato: Jair Carlinhos Lauxen, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Ibirubá, informou que as demissões afetam diversos setores da empresa, mas não implicarão no fechamento de nenhuma linha de produção. Segundo Lauxen, a Vence Tudo justifica as demissões pela queda nas vendas, influenciada pelo alto índice de juros.

Contexto de Mercado: Em recente participação na feira Agritechnica, em Hannover, a empresa havia expressado que o produtor rural estava retraído para compras, mas mantinha a perspectiva de retomada do mercado com a entrada da safra de soja em maio.

História da Empresa: Fundada em 1964, a Vence Tudo começou produzindo plantadeiras puxadas a tração animal. Atualmente, fabrica implementos como carretas para grãos, classificadores de sementes e guinchos hidráulicos em Ibirubá.

Mais Demissões no Setor: O setor de maquinário agrícola no noroeste gaúcho tem enfrentado desafios similares. Recentemente, a John Deere demitiu 297 funcionários de sua fábrica em Horizontina, somando-se a outras 170 demissões ocorridas três meses antes. Apesar disso, a empresa informou planos de expansão do seu parque fabril, com apoio do Fundopem-RS.

Em nota oficial a empresa contraria as informações do sindicato.

“A Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo Importação e Exportação Ltda vem, por meio desta nota, esclarecer as informações veiculadas nos últimos dias acerca da suposta demissão de seus trabalhadores.
A Vence Tudo é uma indústria que atua no mercado de máquinas e implementos agrícolas, sendo que os produtos fabricados pela empresa geram um positivo impacto no desenvolvimento tecnológico e agrário do setor em âmbito nacional e internacional.

Por essa razão, a empresa possui sua estrutura organizacional equilibrada e sempre busca alternativas para minimizar os impactos dos fatores externos em seu time. Isto posto, a veiculação de reportagens acerca do desligamento de 500 colaboradores não está correta e tampouco existem previsões para que esse expressivo número de desligamentos ocorra.

Nos últimos meses, o setor da indústria de máquinas agrícolas, de forma geral, foi muito afetado por fatores econômicos e climáticos que impactam diretamente o ramo do agronegócio. Tendo isso em vista, várias empresas do segmento foram obrigadas a adequar postos de trabalhos.

A Vence Tudo esclarece que nos últimos meses de 2023, houve redução de 278 colaboradores na empresa, dos quais 41 desligamentos foram requeridos pelos próprios funcionários. Além disso, no mesmo período, a Vence Tudo já contratou 25 novos trabalhadores em áreas específicas e ainda possui processo de seleção em aberto para mais de 20 vagas, dentre as quais engenheiro mecânico, soldador, fresador, ferramenteiro e torneiro mecânico.

Para os próximos meses, a empresa acredita que o cenário do agronegócio irá se estabilizar e a situação que acomete o setor caminhe para o desenvolvimento.

A Vence Tudo está à disposição através do seu departamento de comunicação para esclarecer eventuais dúvidas.”