fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Nova ferramenta de inteligência artificial (IA) já assusta atores e produtores

OpenAI Revoluciona a Indústria Audiovisual com o lançamento da "Sora", que permite produzir vídeos com apenas um comando de voz, e coloca em isco algumas profissões no futuro


Por Redação Publicado 16/02/2024
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Inteligência Artificial – olhar olho agora no vale

O que se planejava para futuro está mais próximo, todos sabem, mas ninguém imaginava que isso fosse ocorrer tão rápido, ao menos no que se refere à Inteligência Artificial (IA).

A OpenAI surpreendeu mais uma vez ao anunciar o lançamento da “Sora”, uma poderosa ferramenta de inteligência artificial projetada para revolucionar a produção de vídeos.

Com a Sora, basta um simples comando em texto para obter um vídeo de alta qualidade em questão de segundos, tão realista que pode ser difícil distinguir da realidade. Alguns exemplos foram demonstrados pela empresa e já podem ser vistos em alguns canais na internet, e impressionam pela qualidade.

E por que isso é tão importante?

Vídeos gerados por IA com essa fidelidade podem transformar completamente a indústria audiovisual. Não é mais uma fantasia pensar em filmes totalmente produzidos por inteligência artificial.

Claro, isso ainda está no horizonte um pouco distante. Por enquanto, a ferramenta só permitirá vídeos de até 1 minuto quando estiver disponível para o público em geral. Mesmo assim, considerando o avanço exponencial da IA no último ano, esse futuro parece cada vez mais próximo e uma nova era na produção de conteúdo visual está a caminho.

Ameaça

O mundo da AI já fez cair e muito o valor de, por exemplo, dubladores, ao permitir que por IA se obtenha a dublagem artificial, e em alguns casos até mesmo com a voz original de atores, inclusive já mortos.

Agora são os próprios atores e também diretores que começam a se preocupar, ainda mais aqueles ainda não muito renomados ou salários exorbitantes. A possibilidade de atores serem substituídos por personagens de IA, principalmente em casos de propagandas e vídeos curtos, já não é mais algo impossível. Alguns exemplos, inclusive no Brasil, já foram vistos, mesmo que ainda a muito custo e trabalho. Ainda assim, trata-se de uma nova e cada vez mais rápida perspectiva.  

_____________________

#agoranovale