Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

Candidato da direita vence eleição apertada e será o novo presidente da Colômbia


Por Redação Publicado 22/06/2026
Ouvir: 00:00
Abelardo de la Espriella

O advogado Abelardo De La Espriella, candidato de direita à presidência da Colômbia, venceu por margem estreita o segundo turno das eleições realizado neste domingo (21). Com quase 100% das urnas apuradas, ele somava 49,66% dos votos, contra 48,7% do senador Iván Cepeda, representante da esquerda e aliado do atual presidente Gustavo Petro.

A diferença entre os dois candidatos foi de aproximadamente 250 mil votos, em uma das disputas mais equilibradas da história recente do país.

Vitória marca mudança de rumo político

Durante a campanha, De La Espriella prometeu endurecer o combate ao crime, fortalecer a economia e reduzir o tamanho do Estado. O presidente eleito também defendeu o estímulo aos setores de petróleo e gás, cortes de impostos e o fim das negociações de paz com grupos armados.

Apesar das críticas ao governo de Gustavo Petro, o novo presidente afirmou que pretende manter algumas medidas sociais populares, incluindo o aumento do salário mínimo implementado pela atual administração.

Após a confirmação da vantagem nas urnas, De La Espriella declarou que governará para todos os colombianos, independentemente da escolha feita nas eleições.

Esquerda contesta resultado

O senador Iván Cepeda pediu uma revisão detalhada da apuração e informou que sua campanha questiona os resultados de cerca de 33 mil urnas, de um total de 122 mil utilizadas no pleito.

Cepeda, que defendia a continuidade das políticas de Petro, afirmou estar aberto ao diálogo político, desde que sejam preservados os avanços conquistados nos últimos anos.

Congresso dividido será desafio

Mesmo com a vitória, De La Espriella deverá enfrentar dificuldades para aprovar projetos no Congresso colombiano. O partido de Cepeda, o Pacto Histórico, continua sendo uma das maiores forças políticas do Legislativo, o que pode obrigar o novo governo a negociar e moderar algumas propostas.

Além disso, a administração terá pela frente desafios econômicos importantes, incluindo o controle da dívida pública e a retomada do crescimento econômico.

Participação foi elevada

Mais de 26,3 milhões de colombianos participaram da eleição, entre os 41,4 milhões aptos a votar. Outros 427 mil eleitores optaram pelo voto em branco, tradicionalmente interpretado como uma forma de protesto político.

A vitória de De La Espriella representa uma mudança significativa no cenário político colombiano e encerra o ciclo iniciado com a eleição de Gustavo Petro, primeiro presidente de esquerda da história do país.