fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Mais de 750 idosos de Lajeado participam do “2º Conviver em Momento”

Eventos ocorrem em três dias com grupos do programa lajeadense em recreações e atividades realizadas na Arena Costaneira, em Forquetinha


Por Redação Publicado 08/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

O Governo de Lajeado, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), realiza o 2° encontro do Conviver em Movimento, que reúne grupos de idosos do Projeto Conviver. A atividade ocorre em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º/10. Nesta semana, os 17 grupos de idosos de bairros do Conviver, coordenados por Vânia Worm e Lisandra Quinot Persch, participam de atividades realizadas na Arena Costaneira, em Forquetinha.

Cerca de 750 idosos participam do encontro, que conta com uma programação com atividades de recreação e lúdicas, em parceria com recreacionistas do Sesc Lajeado, oficina de chimarrão com a Escola do Chimarrão, e baile durante a tarde. O evento começou na terça-feira e segue até esta quinta-feira, 09/11.

Integração

Uma das coordenadoras do grupo, Vânia, explica que a atividade é planejada para que o grupo consiga participar, respeitando limitações e integrando os participantes. “Planejamos um ambiente acessível, por conta da idade dos participantes do grupo, mas também fora da área de convívio comum deles para promover um momento diferente aos idosos. Dessa vez, não revelamos o destino para eles, então tudo é uma surpresa” relata a coordenadora Vânia.

Conforme a coordenadora Lisandra, para participar dessa integração é necessário ser integrante e participar dos encontros mensais. “Os encontros mensais contam com atividades físicas, conversação, jogos interativos, reunião entre os integrantes e, também, os bailes. O Conviver em Movimento surgiu dessa mudança. Os grupos de idosos não existem apenas para os bailes, mas sim para promover a integração e a recreação dos participantes”, explica Lisandra.

Nesta quarta-feira participaram grupos dos bairros Conservas, Morro 25, Campestre, São Bento, Universitário, São Cristóvão e o grupo Dançando se Vive (grupo de danças alemãs).

Programação dos três dias de evento:

  • 9h30 – Recepção dos participantes no Arena Costaneira em Forquetinha
    9h30 – Café da manhã: sanduíche, café com leite e uma fruta
    10h – Boas-vindas e abertura das atividades (Equipe Secel e Sesc)
    10h – Vivências com a Escola do Chimarrão (todo dia)
    10h15 – Atividades de integração e cooperação – ambiente externo
    11h15 – Palestra escola do Chimarrão
    11h30 – Almoço
    13h30 – Apresentação artística com Grupo Musical Star
    15h20 – Distribuição do lanche da tarde (suco e calça-virada)
    15h30 – Encerramento