fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Marques de Souza é reconhecida por excelência em Gestão Fiscal no Vale do Taquari segundo Índice Firjan


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/11/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
Foto Daniel Storck

Município alcança primeiro lugar regional e destaque nos rankings estadual e nacional em eficiência fiscal.

– O município de Marques de Souza conquistou o primeiro lugar em gestão fiscal no Vale do Taquari, além de se posicionar em 9º no ranking do Rio Grande do Sul e em 77º no cenário nacional. O reconhecimento veio através do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), uma avaliação realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), baseada em dados oficiais do ano de 2022 fornecidos à Secretaria do Tesouro Nacional.

O prefeito Fábio Mertz e o vice-prefeito Lairton Heineck destacam que este resultado é fruto de uma administração fiscal rigorosa e estratégica, que tem sido essencial para o crescimento e qualidade de vida da população local. “Esse é um reflexo de nossos esforços em administrar com responsabilidade, visando sempre a melhoria da nossa cidade tanto para morar quanto para investir”, afirmam.

Os líderes municipais atribuem o sucesso aos investimentos significativos em infraestrutura e setores vitais como saúde, educação, agricultura, e no fortalecimento do comércio e indústria. Nos últimos três anos, mais de R$ 20,7 milhões foram destinados a projetos e obras. A eficácia na gestão dos recursos também é evidenciada por uma das menores folhas de pagamento da região, o que proporciona maior capacidade de investimento, enquanto o orçamento municipal cresceu expressivos 77%.

O IFGF analisa quatro aspectos essenciais da gestão fiscal: gastos com pessoal, autonomia, liquidez e investimentos. Cada indicador é pontuado de zero a um, avaliando o quanto os municípios gastam com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida, sua capacidade de gerar receitas próprias frente aos custos administrativos, a relação entre dívidas e o caixa para o ano subsequente, e o montante da Receita Total destinado a investimentos.

Marques de Souza tem se destacado não apenas pela gestão fiscal exemplar, mas também por sua economia diversificada e planejamento estratégico. A recente duplicação da BR-386 adiciona outro ponto favorável, potencializando a cidade como um polo atrativo para negócios e empreendimentos.