fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Confira o calendário de pagamento das aposentadorias e benefícios do INSS em 2024


Por Redação / Agora no Vale Publicado 08/12/2023
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP
INSS agora no vale aposentadoria

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) delineou o aguardado calendário de pagamento dos benefícios e da aposentadoria para 2024, trazendo consigo informações cruciais para os beneficiários que incluem aposentados, pensionistas, aqueles que recebem auxílio, e os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os valores começam a ser disponibilizados a partir de 25 de janeiro (veja tabela abaixo).

Depósitos organizados por número final do benefício: Em uma estratégia organizada, os depósitos seguem a ordem numérica dos benefícios, desconsiderando o dígito verificador. A distribuição prioriza os segurados com renda previdenciária de até um salário mínimo, para, posteriormente, contemplar os beneficiários com valores superiores, estendendo-se até o teto previdenciário.

Abrangência de 39 Milhões de segurados: Este novo calendário é destinado ao pagamento do benefício previdenciário para uma expressiva quantidade de 39 milhões de segurados. Os valores são depositados diretamente na conta do beneficiário, que, caso tenha conta-benefício, deve realizar o saque ou a transferência, sendo importante notar que a função débito não está disponível nesse modelo.

Movimentações e pagamentos para conta-corrente e conta-poupança: Para aqueles que recebem por conta-corrente, todas as movimentações habituais, como pagamento de contas via cartão ou Pix, transferências e outras transações, podem ser realizadas normalmente. O mesmo se aplica aos beneficiários que têm conta-poupança.

Encerramento dos pagamentos de 2023 e reajuste dos benefícios do INSS: Os pagamentos do INSS referentes a 2023 têm seu término em janeiro, com os depósitos finais ocorrendo até o dia 8. Os benefícios serão reajustados no início do ano, refletindo já na competência de janeiro, cujos pagamentos ocorrerão de 25 de janeiro a 7 de fevereiro. Aqueles que recebem um salário mínimo experimentarão um aumento acima da inflação, em conformidade com a política de valorização do mínimo.

Considerações sobre feriados bancários: É importante observar que os pagamentos do INSS são costumeiramente interrompidos durante feriados bancários, seguindo o calendário nacional. Contudo, nos feriados estaduais ou municipais, os depósitos não são interrompidos. Mesmo quando os bancos estão fechados, os valores permanecem disponíveis para saques em caixas eletrônicos, transferências e outras movimentações pela internet.

Como acompanhar a data de recebimento pelo Meu INSS: Os beneficiários têm à disposição a ferramenta Meu INSS, acessível pelo aplicativo ou site, para verificar se os valores estão provisionados na conta. Essa informação geralmente é disponibilizada entre cinco e sete dias antes do início do pagamento da competência mensal. No dia da liberação dos benefícios, todos os segurados podem conferir o valor provisionado no extrato do INSS, seguindo os passos abaixo:

  • Acesse Meu INSS.
  • Informe CPF e senha do portal Gov.br.
  • Na página inicial, vá em “Extrato de pagamento”.
  • Escolha a data de início e fim da consulta para visualizar o extrato do mês conforme a competência desejada.

Com este guia abrangente, os beneficiários do INSS podem se preparar adequadamente para o recebimento dos benefícios ao longo do ano de 2024, garantindo uma gestão financeira mais eficiente e tranquila.

tabela inss 1
tabela-inss-22

SEGUNDO SEMESTRE

Para quem recebe um salário mínimo

tabela-segundo-semestre
tabela-32222