fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px Programa Fazer Juntos

Santa Clara do Sul tem 16,2% dos votos totais da Consulta Popular na região


Por Redação / Agora no Vale Publicado 07/09/2019
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Institucional-WhatsappDESKTOP

Resultado das parciais dos votos online foram divulgados nesta sexta-feira. Município que investe na agroecologia fez campanha nas escolas para buscar engajamento

Em total de votos e em proporção ao número de eleitores, Santa Clara do Sul dispara na liderança da Consulta Popular 2019, de acordo com as parciais da votação online divulgadas nesta sexta-feira. Os votos off-line, realizados em pontos específicos de cada município, ainda estão sendo apurados. O resultado final será homologado na quinta-feira, dia 12.

O município chegou ao número de 1.318 votos online, o que representa 26,2% dos 5.022 eleitores – percentual que impressiona em relação aos demais municípios. Essa votação também representa 16.2% dos votos totais da região.

Os números de Santa Clara do Sul impressionam, mas também mostram que muitos municípios não se mobilizaram o suficiente, apesar da divulgação. Lajeado, com mais de 60 mil eleitores, não chegou a metade em relação ao município vizinho: 515 votos. Quase um terço dos 36 municípios do Vale do Taquari sequer chegou a 100 votos.

Putinga teve apenas um voto, enquanto Ilópolis, município vizinho, alcançou a segunda posição em proporção aos eleitores: 599, o que representa 17.2% dos eleitores. Outro município da região Alta, Anta Gorda, ocupa a segunda posição nos votos: 658.    

São três os projetos: Programa de uso, manejo e conservação do solo e da água; fortalecimento das cadeias produtivas da erva-mate, piscicultura, apicultura e hortigranjeiros do Vale do Taquari e fortalecimento e ampliação dos atrativos turísticos regionais são os projetos que estiveram em votação. Será eleita e receberá os recursos, aquela proposta que tiver mais votos. O valor destinado à região é de R$ 628,5 mil. A exceção é o projeto do uso, conservação e manejo do solo, que será dividido entre os 13 municípios que registrarem mais votos.

Engajamento a partir das escolas

Santa Clara do Sul usou como estratégia envolver as escolas, trabalhando o tema da Consulta Popular dentro da Educação Fiscal e da responsabilidade como cidadãos, afirma Mauro Heinen, secretário municipal de Educação, Cultura, Desporto e Juventude, que coordenou a campanha de engajamento da Consulta Popular no município.

Ele relata que, após esta etapa, os próprios alunos levaram o assunto para casa como atividade escolar, e como meta envolver o maior número de pessoas da família e vizinhos. “ Tivemos a participação das cinco escolas municipais, além da estadual, o que soma mais de 1300 alunos. Inclusive em uma das escolas está ocorrendo uma gincana e a votação virou tarefa da mesma, o que envolveu os alunos de uma forma mais intensa”.

Além das escolas a Secretaria da Saúde, Assistência Social, Cras, Biblioteca Publica Municipal, Centro Administrativo, Secretaria de Agricultura e Obras desenvolveram o trabalho. “Foi um trabalho desenvolvido com a união de todos. Ficamos muito felizes com o resultado o que reforça a sintonia e participação da nossa comunidade”. O foco do município é voltado para a agroecologia no meio da agricultura familiar. Entre os dias 19 e 22 deste mês será realizada a Santa Flor 2019.

“Saudar aqueles que se mobilizaram”

“Alguns se engajam, entendem que os recursos vindos da Consulta Popular podem contribuir com projetos. E são parceiros naquilo que é proposto pela consulta”, relata a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), a professora Cíntia Agostini.”.

Ela acredita que, mesmo sendo poucos os recursos, é possível utilizá-lo em projetos com impacto no desenvolvimento da região. “Saudar aqueles que se mobilizaram e agradecer a parceria, isso é o que nos cabe nesse momento”.

Reportagem: Leonardo Heisler/Agora no Vale

Foto: Rafael Simonis