Veja os prejuízos da mordida aberta à saúde oral
A cirurgiã dentista Janaína Duarte explica na coluna desta semana
A mordida aberta se caracteriza pela falta de contato entre os dentes superiores e inferiores quando mordemos/fechamos a boca.
O tipo mais comum é a anterior, quando são os dentes da frente que não se tocam. Essa condição afeta 11% da população, na maioria crianças, mas pode se tornar um problema bem maior na fase adulta.
A mordida aberta pode ser de origem dentária, quando a causa são hábitos inadequados, como chupar dedo, bico, posição errada da língua, dos lábios e respiração pela boca. Ou de origem esquelética, quando a genética do paciente produz um crescimento excessivo da altura facial, deixando o rosto muito comprido e abrindo a mordida.
Esse tipo de problema traz inúmeros prejuízos à saúde bucal, como sobrecarga dos dentes que estão em contato, levando à fraturas e desgastes, retração gengival, alterações na fala e comprometimento da estética.
O tratamento adequado vai depender das causas e da idade do paciente. Pode ser resolvida apenas parando com os hábitos nocivos, passando pelo uso de aparelhos ortodônticos, até a necessidade de cirurgia.
O certo é que quanto mais cedo for tratada, mais simples será a solução!
Grande abraço e até a próxima!
E se quiser saber mais me chame nos contatos abaixo
Cirurgiã Dentista, Janaína Duarte (clique aqui)
No facebook procure: Janaina Duarte Cirurgiã Dentista
E no instagram: janainaduarteorto
celular/WhatsApp 98137-0250, em Lajeado 3714-3482 e em Encantado 3751-1960

