fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px
  • Banner Agora no Vale 728x90px

Feridinhas nos lábios são contagiosas


Por Redação / Agora no Vale Publicado 11/07/2018
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Trata-se na verdade do herpes labial, uma infecção viral altamente contagiosa.
 Comentar

Olá leitores da coluna!

Nesta semana vou abordar um assunto que nos dias de hoje ainda parece não estar muito claro para grande parte das pessoas. Sabe aquelas feridinhas que de tempos em tempos aparecem principalmente nos lábios?

Elas também podem aparecer nas gengivas, faringe, língua, céu da boca e interior das bochechas. Muita gente ainda confunde com aftas, picadas de insetos e até problemas estomacais. Trata-se na verdade do herpes labial, uma infecção viral altamente contagiosa.

Justamente por falta de informação, é comum ela atingir varios membros da família, pois o contágio ocorre pelo uso comum de toalhas, talheres, copos ou contato direto entre as pessoas.

Os sintomas iniciais são ardência e coceira, seguidos de pequenas bolhas avermelhadas e doloridas. Estas bolhas se rompem e formam uma ferida contagiosa.

A maioria da população é portadora do vírus do herpes, mas nem todos manifestam a doença ao longo da vida. Fatores como o stress, exposição ao sol e baixa imunidade predispõe ao surgimento das lesões.

Quando surgiram os primeiros sinais da doença, o ideal é usar uma pomada anti-viral, que deve ser aplicada a cada 2 horas. Isto fará as lesões desaparecerem mais rapidamente e aliviará a dor. Se as manifestações do herpes forem muito frequentes, é indicado também o uso de um anti-viral via oral.

Então muito cuidado, quem estiver com estas lesões deve evitar o contato com objetos que outras pessoas possam usar e esperar até a completa cicatrização para voltar à roda de chimarrão! 
Um grande abraço a todos!

Achou interessante?

Mande sugestões 

Um grande abraço e até a próxima semana!

Cirurgiã Dentista, Janaína Duarte
No facebook procure: Janaina Duarte Cirurgiã Dentista
E no instagram: janainaduarteorto 
celular/WhatsApp 98137-0250, em Lajeado 3714-3482 e em Encantado 3751-1960