fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner Agora no Vale 728x90px
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Estudo mostra que mal de Alzheimer pode vir da gengivite


Por Redação / Agora no Vale Publicado 29/01/2019
Ouvir: 00:00
  • Agora No Vale – Banner Site Anuncie Conosco 728x90px

Leia a coluna desta semana da ortodontista Janaina Duarte de Lajeado

O mal de Alzheimer, doença neurodegenerativa, cuja origem ainda é um grande mistério, seria causado por uma bactéria associada a diversos tipos de periodontite e gengivite (inflamações destes tecidos da cavidade bucal), segundo estudos de empresa farmacêutica americana.

Doenças periodontais afetam cerca de um terço da população mundial, e sua bactéria causadora, a Porphyromonas gengivalis, invade e inflama regiões do cérebro, descobriram os cientistas.

Com o aumento da expectativa de vida ao longo das últimas décadas, os casos da doença de Alzheimer dispararam, tornando a condição a quinta maior causa de morte em todo o mundo.

Essa bactéria foi encontrada em 96% das amostras analisadas de tecido cerebral de pacientes com Alzheimer e também no seu líquido espinhal, o que pode ajudar no desenvolvimento de um meio mais eficaz para diagnosticar a doença.

Pesquisadores na Austrália têm trabalhado na criação de uma vacina contra a bactéria, o que seria um grande avanço e, se ela também ajudar a deter o mal de Alzheimer, o impacto pode ser enorme.

Enquanto isso, a prevenção ainda é o melhor caminho, através de uma correta higiene oral diariamente e consultas regulares ao dentista.

até a próxima semana

Cirurgiã Dentista, Janaína Duarte
No facebook procure: Janaina Duarte Cirurgiã Dentista
E no instagram: janainaduarteorto 
celular/WhatsApp 98137-0250, em Lajeado 3714-3482 e em Encantado 3751-1960