O que o formato das mamas pode dizer sobre a produção de leite?


A Hipoplasia Mamária refere-se ao desenvolvimento inadequado das glândulas mamárias, resultando em tecido glandular insuficiente, podendo haver impacto na produção de leite.
As mamas hipoplásicas podem apresentar características que as diferenciam de mamas plenamente desenvolvidas. Elas podem ser assimétricas, ter formato tubular, serem mais afastadas entre si, apresentarem aréolas grandes e inchadas.


Algumas possíveis causas incluem:
➡️Fatores genéticos: Pode haver uma predisposição genética para o desenvolvimento insuficiente do tecido mamário.
➡️Hormônios: Alterações hormonais durante o desenvolvimento mamário podem influenciar o crescimento do tecido glandular.
➡️Problemas de saúde durante a adolescência: Certas condições de saúde ou deficiências nutricionais durante a adolescência podem afetar o desenvolvimento adequado das glândulas mamárias.
➡️Exposição a substâncias tóxicas: A exposição a certas substâncias químicas ou toxinas ambientais pode ter impacto no desenvolvimento mamário.
Ela é uma condição rara, afeta cerca de 5% das mulheres e é subdiagnosticada, ou seja, muitas descobrem essa condição quando estão passando por dificuldades na amamentação em relação à produção de leite.
A ausência de apojadura expressiva (descida do leite), pode ser o primeiro sinal de alerta.
Essa mama pode aparecer, para nós profissionais da saúde, corrigida esteticamente através de prótese de silicone, por isso, investigar e descobrir a causa da baixa produção de leite vai nortear as estratégias usadas para aumentar produção, ter um tratamento mais assertivo e com resultados mais expressivos.
É importante destacar que a presença de uma ou mais dessas características não é uma confirmação definitiva de Hipoplasia Mamária. A união da história clínica, dos achados na anamnese e a avaliação do profissional especializado são de extrema relevância, cada caso deve ser individualizado.
por Joanna Moraes
Consultora de Amamentação e Fonoaudióloga
51 999944088 (clique aqui)
Instagram: @jomoraesfono
Facebook: Consultora Amamentação Joanna / Joanna Moraes

