Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner de publicidade

Operação encontra 1,5 mil galos e investiga esquema de rinhas na Serra Gaúcha


Por Redação / Agora Publicado 18/07/2026
Ouvir: 00:00
WhatsApp Image 2026-07-18 at 07.57.59

Polícia Civil cumpriu mandados em Gramado e Igrejinha e apreendeu documentos, celulares e uma arma de fogo

Uma operação da Polícia Civil realizada entre quinta-feira (16) e sexta-feira (17) encontrou cerca de 1,5 mil galos e investiga um suposto esquema de criação, comercialização e preparação de aves para rinhas clandestinas na Serra Gaúcha.

As ações ocorreram em propriedades localizadas nos municípios de Gramado e Igrejinha, onde foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.

Aves seriam preparadas para rinhas

Segundo as investigações, os locais eram utilizados para a reprodução, venda e treinamento de galos da raça Mura, que teriam como destino competições ilegais.

De acordo com o delegado Gustavo de Mattos Brentano, aproximadamente 1,5 mil aves foram encontradas durante a operação. Conforme a Polícia Civil, parte dos animais apresentava indícios de maus-tratos.

Ainda segundo a investigação, alguns exemplares da raça podem alcançar valores entre R$ 20 mil e R$ 30 mil no mercado.

Celulares, documentos e arma foram apreendidos

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam celulares dos investigados, documentos que, segundo a polícia, comprovam a comercialização das aves e uma arma de fogo.

Os galos permaneceram à disposição dos órgãos competentes, que deverão providenciar o recolhimento e as medidas cabíveis.

Investigação continua

A Polícia Civil informou que o inquérito segue em andamento para identificar a origem das aves e apurar o possível envolvimento de outras pessoas em uma associação criminosa.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Proteção ao Meio Ambiente (Dema/Deic), com apoio de órgãos estaduais e municipais de fiscalização ambiental e agropecuária, além do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram).