Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner de publicidade

Cota zero: Governo mantém benefício para importação de carros elétricos; industrias nacionais questionam


Por Redação Publicado 24/06/2026
Ouvir: 00:00
Charging electric cars
Plugged in chargers into two electric cars at charge station

O governo federal decidiu renovar por mais seis meses a cota de importação com tarifa zero para veículos eletrificados desmontados e semidesmontados, medida que busca ampliar a oferta de modelos no mercado brasileiro e estimular novos investimentos no setor automotivo.

A decisão passa a valer a partir de julho e estabelece um limite de US$ 463 milhões para importações enquadradas nos regimes CKD e SKD, que permitem a montagem final dos veículos em território nacional.

Medida busca ampliar oferta de veículos

A renovação da cota foi adotada em meio ao avanço dos carros elétricos e híbridos no mercado brasileiro. A expectativa é que a medida contribua para aumentar a disponibilidade de modelos e favoreça a competitividade do setor.

Além disso, a política acompanha o movimento de montadoras que estão ampliando operações e iniciando a produção de veículos eletrificados no Brasil, incluindo modelos híbridos e híbridos flex.

Tarifas vão subir gradualmente

Apesar da manutenção temporária do benefício, o cronograma de aumento do imposto de importação para veículos elétricos e híbridos foi mantido pelo governo.

Os veículos eletrificados semidesmontados (SKD) terão tarifa de importação de 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados (CKD) permanecerão com alíquota de 14% até o final de 2026, passando também para 35% em janeiro de 2027.

A medida faz parte da estratégia de fortalecimento da indústria nacional, ao mesmo tempo em que mantém o mercado aberto para a chegada de novas tecnologias.

Setor automotivo segue dividido

A decisão gerou reações distintas dentro da indústria. Parte do setor avalia que a manutenção das cotas favorece a ampliação da concorrência e acelera a transição para veículos de menor emissão de poluentes.

Por outro lado, representantes da cadeia automotiva nacional demonstram preocupação com possíveis impactos sobre fabricantes instalados no país e empresas fornecedoras de autopeças.

Mercado de eletrificados cresce no Brasil

O segmento de veículos elétricos e híbridos registra crescimento constante nos últimos anos, impulsionado pela busca por eficiência energética, redução de emissões e novas opções tecnológicas para os consumidores.

Com a ampliação da produção nacional e a continuidade dos investimentos das montadoras, a expectativa é que o mercado brasileiro de eletrificados continue em expansão nos próximos anos.