Empresas devem orientar funcionários sobre vacinas e exames de câncer

A partir desta segunda-feira (6), empresas de todo o país têm a obrigação de informar seus trabalhadores sobre campanhas oficiais de vacinação contra o HPV e sobre o acesso a exames de detecção precoce de câncer de mama, próstata e colo do útero. A norma foi publicada no Diário Oficial da União e altera a Consolidação das Leis do Trabalho.
Segundo o Ministério da Saúde, os empregados também devem ser comunicados sobre a possibilidade de se ausentar do trabalho para realizar exames preventivos sem prejuízo salarial.
Paralelamente, o Instituto Butantan firmou parceria com a farmacêutica MSD para produzir no Brasil o pembrolizumabe, um medicamento avançado que estimula o sistema imunológico no combate a células cancerígenas. A terapia é menos tóxica que a quimioterapia e estará disponível pelo Sistema Único de Saúde (SUS).






