fbpx

Ao clicar em "Continuar navegando", você concorda com o uso de Cookies e com a Política de privacidade do site.

  • Banner-Agora-no-Vale-728x90px-Campanha-Institucional-Sicredi
  • DESKTOP ajustado 27455

Decreto autoriza aulas presenciais em cidades com cogestão


Por Redação / Agora no Vale Publicado 23/04/2021
 Tempo de leitura estimado: 00:00
  • Agora-No-Vale—Banner-Forquetinha—Aniversário-28-anosDESK

Pela regra, municípios que estão em bandeira preta podem adotar regras da bandeira vermelha, e assim, liberar parte da atividade presencial nas escolas

O governo do Estado do Rio Grande do Sul publicou na madrugada desta sexta-feira, 23, o decreto 55.852, que autoriza a retomada das aulas presencias na Educação Infantil e primeiro e segundos anos do Ensino Fundamental, nos municípios em bandeira preta, mas que tenham o sistema de cogestão atualizado.

Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o decreto está em conformidade com a decisão judicial, pois barra a retomada das aulas presenciais aos municípios que estiverem em bandeira preta na classificação do distanciamento controlado. No entanto, aos municípios que adotam a cogestão, as regras seguidas são da bandeira inferior mais próxima. No caso do Vale do Taquari, a classificação usada durante a cogestão é a da bandeira vermelha, situação que autoriza a volta às aulas.

O governo definiu ainda o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as cadeiras e a obrigatoriedade de medidas e exercícios individuais, sendo proibidas as atividades coletivas que envolvam contato físico ou qualquer tipo de aglomeração. Além disso, devem observar os protocolos.

A PGE vai comunicar o Tribunal de Justiça, ainda nesta sexta-feira, por meio de uma petição, informando as novas regras, para que se dê então, o retorno às atividades presenciais nas escolas.