Já pensou sobre a sua rotina?


Em muitos momentos escuto algumas pessoas relatarem e associarem as circunstâncias e fatos ocorridos com a condição em que se encontram. Entretanto, será que o acaso é o grande coordenador de nossas vidas? Acredito piamente que cada pessoa é responsável por suas escolhas, sendo elas o somatório de decisões. Destino significa local aonde alguém vai, todavia, não é necessariamente uma rota fixa e imutável.
Claro que não temos controle sobre muitas coisas que nos acontecem, mas se você plantar feijão, não há como colher milho. Se permitirmos que o tempo nos governe, não há como atingir objetivos.
Quando executamos os planejamentos que possuímos ao longo da vida, podemos dizer que estamos seguindo nosso projeto de vida, ou seja, é aquilo que determina nosso rumo somado a princípios básicos que cada pessoa segue. Sendo assim, somos consequências de nossas escolhas, sendo elas conscientes ou não.
O caminho para o crescimento da vida pessoal e profissional não é apenas o resultado do conhecimento somado à experiência, mas a somatória de conhecimento, experiência, REFLEXÃO e AUTOCONHECIMENTO. Uma forma de encontrar o caminho é repensando o que você busca em sua vida. O que realmente é importante para você neste momento? Quais são seus motivadores?
A tranquilidade e a sensatez como você encara os fatos fazem toda a diferença. Infelizmente, ainda existem pessoas que acreditam que a sucesso está atrelado às pessoas de sorte, como se o sucesso fosse privilégio apenas de alguns indivíduos. Entretanto, já foi comprovado através de inúmeros exemplos, que pessoas de sucesso são as que se preparam antes que a necessidade surja, se faz necessário estarmos atentos a todos as nuances da vida tanto na esfera profissional quanto pessoal. A autopercepção é um caminho que se faz necessário desenvolvermos constantemente.
Aí está um alerta para verificarmos de que maneira estamos encarando nossa vida, sem esquecer que ela é como um espelho que devolve o reflexo de nossas ações. Se você não possui um projeto de vida, terá mais dificuldades de visualizar as conquistas alcançadas.
E é exatamente aqui que grande parte dos indivíduos se perde: no FOCO. É preciso refletir… que foco quero dar a minha vida? O problema é que muita gente se acostuma, porque deixa a vida transcorrer no automático, não consegue parar para refletir sobre seus valores, ações e prioridades, vivem em um mundo de pensamentos acelerados, correndo, trabalham muito, assumem vários papéis ou acumulam funções. Esquecendo de deslumbrar o presente, o aqui e agora. Deixando de lado atividades que até então faziam sentido e eram prazerosas, pelo simples fato de “não ter mais tempo”! Quando foi que você deixou de ter tempo para você mesmo?
A vida corrida e em muitos momentos automatizada faz com que haja elevação do estresse. Com isso, a possibilidade do surgimento de comportamentos compensatórios, que em muito, dificultam uma jornada de equilíbrio e manejo de tempo produtivo. Muitas pessoas almejam resultados diferentes, todavia, ao fazer o que sempre fizeram, tornam o resultado desejado impossível, uma vez que as mesmas ações trarão os mesmos resultados.
Você é, e sempre será resultado de suas escolhas. Mas lembre-se alguns detalhes são importantes nesta trajetória:
– Planejei o futuro, organize seus objetivos, entretanto, viva no presente. É somente com ações no presente que alcançaremos os planos do futuro.
– Uma carreira profissional de sucesso começa com clareza do que o profissional gosta de fazer. Mas isso não é o bastante. É preciso traçar um caminho coerente, que lhe qualifique e capacite para que possa trabalhar fazendo o que gosta.
– Não espere sempre o momento favorável, algumas vezes você terá de criá-lo.
– Não procrastine, isso eleva o estresse.
– Tenha valores claros e respeite a si mesmo.
-Observe suas emoções e entenda que necessitamos ter saúde emocional para poder seguir em frente.
Boa semana!
Ezequiel Calegari – Psicólogo formado pela Universidade Federal de Santa Maria, especialista em Terapia cognitiva comportamental