Dificuldade de aprendizagem?


Vem saber mais sobre aspectos que podem estar associados a esse processo.
Uma criança com dificuldade na aprendizagem, é aquela que não consegue aprender com os métodos nos quais aprendem a maioria das crianças, apesar de ter as bases intelectuais apropriadas para a aprendizagem.
Torna-se, diante dos prejuízos de aprendizagem, imprescindível considerar fatores relacionados a psicodinâmica, ambiente familiar, habilidades socioemocionais, insucesso nos vínculos sociais, (escola, amigos e familiares), fatores culturais, problemas emocionais e condições de saúde. Então no processo de aprendizagem e na dificuldade, alguns fatores podem estar diretamente vinculados, metodologia de ensino, bem como a não compreensão de conteúdo.
Contudo é importante destacar que, problemas de aprendizagem, podem estar relacionados a transtorno de aprendizagem, esse são de origem fisiológica e caracterizadas por disfunções neurológicas em diferentes áreas cerebrais. O DSM – V nos traz como transtorno de aprendizagem, a dislexia e a discalculia, com prejuízos em três áreas, na leitura, na expressão escrita e nos cálculos.
As formas de aprendizagem são únicas e intrínsecas de cada sujeito, relacionados a fatores externos e internos de cada indivíduo. Quando existe prejuízo na aprendizagem é sinal de que algo não está “bom”…
- Quais os níveis de maturidade intelectual e afetiva desse indivíduo já consolidados no processo de aprendizagem para estar recebendo determinados conteúdos?
- De que forma esse sujeito se percebe, ele nota que está decepcionando grupos familiares, sociais e educacionais?
- Como está acontecendo o gerenciamento dessas percepções?
Contudo as famílias, bem como as escolas buscam apoio uma na outra para suporte das dificuldades, visando ofertar mudanças que possam ajudar os estudantes no processo de aprendizagem, esse movimento é favorável, pois gera procura por profissionais especializados que atuam nesses enfrentamentos.
Há que se ressaltar que o desenvolvimento cerebral é único de cada sujeito e que situações multifatoriais estão vinculadas. Funções cognitivas básicas, como, atenção, percepção, processamento de informação, memória, raciocínio, classificação, conceitualização, regulação, entre outras…estão relacionadas as habilidades básicas na aprendizagem do sujeito e gerenciadas nas funções executivas, sendo essas, estimuladas em terapia para um bom desenvolvimento funcional.
No contexto atual é importante considerar que as perdas educacionais e sociais, devido ao período de pandemia estão presentes no âmbito escolar. No entanto não é irreparável, assim como déficit na aprendizagem. O cérebro é capaz de produzir uma infinidade de conexões neuronais, a partir de estímulos direcionados, no qual menciono o termo neuroplasticidade, a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e se moldar em nível estrutural e funcional, ao longo do desenvolvimento humano.
Sendo assim, as dificuldades na aprendizagem podem ter causas diversas, por isso, é fundamental que uma análise integral do sujeito, seja realizada, a fim de avaliar seu nível de defasagem em relação ao que é esperado para sua idade e escolaridade. Para então, a partir da avaliação, um programa de intervenção individualizado e integrado a equipe multiprofissional é indicado para recuperar os prejuízos na aprendizagem, bem como potencializar áreas cerebrais.
Rubem Alves, fala poeticamente que o objetivo da Educação é criar a alegria do pensar, é despertar nas crianças essa curiosidade. Trago para refletirmos os quatro pilares da educação, fundamentos da Educação baseados no relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, da Unesco.


Contéudo escrito por Joice Lusia da Costa
Neuropsicopedagoga no Centro Especializado em Saúde Mental em Lajeado